A ressurreição de Cristo de Giotto: o movimento citadino na formação do homem renascentista / The resurrection of Giotto’s Christ: the townsman movement at the formation of the renaissance man

Autores

  • Meire Aparecida Lóde Nunes Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Paranavaí)
  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i31.1279

Palavras-chave:

Educação, Giotto, Ressurreição, cidade, homem renascentista.

Resumo

Nosso objetivo é analisar o afresco A ressurreição de Cristo pintado por Giotto.  A análise será direcionada pela ótica da História da Educação seguindo pressupostos metodológicos da História Social que nos permite estudar os processos educativos/formativos por meio de imagens. A Ressurreição de Cristo foi eleita por representar a passagem da vida terrestre de Jesus para a divina e nos possibilita refletir sobre o processo que Giotto foi precursor, o Renascimento. A hipótese construída é de que essa passagem do homem medieval para o renascentista teve como condição determinante o ambiente citadino do século XIII. Por meio das reflexões realizadas pudemos identificar o movimento citadino como fundamental no processo de formação do homem renascentista, o qual foi registrado no afresco de Giotto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Paranavaí)

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Docente do colegiado de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Atualmente, é professora associada nível C da Universidade Estadual de Maringá e Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem).

Downloads

Publicado

05/09/2017

Como Citar

Lóde Nunes, M. A., & Oliveira, T. (2017). A ressurreição de Cristo de Giotto: o movimento citadino na formação do homem renascentista / The resurrection of Giotto’s Christ: the townsman movement at the formation of the renaissance man. Educação Em Foco, 20(31), 27–48. https://doi.org/10.24934/eef.v20i31.1279