Ressignificando o Projeto Político-Pedagógico visando o aprimoramento de práticas educativas da Educação do Campo / Resignifying the Political-Pedagogical Project aiming at the honingment of educational practices in the Education of the Field
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1455Palavras-chave:
Práticas Educativas. Educação do Campo. Projeto Político-Pedagógico. Grupo Focal.Resumo
Este artigo originou-se com a reformulação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville/SC. O objetivo da pesquisa foi analisar como a implementação do Projeto Político-Pedagógico, interferiu nas práticas educacionais. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, teve o método da Pesquisa Participante e o instrumento Grupo Focal. Foram realizados dois grupos focais, sendo o primeiro composto por professores e gestores e o segundo formado por pais, componentes da Associação de pais e professores, e estudantes. Os dados da pesquisa foram analisados utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou pouca articulação entre as disciplinas da base técnica e comum, assim como a carência na relação com o entorno. Portanto, acreditamos que, por meio de um Projeto Político-Pedagógico que contemple os anseios de toda comunidade acadêmica e entorno, as práticas educativas serão aprimoradas e contextualizadas à realidade local.
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