Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries

Autores

  • Malba Cunha Tormin Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Tizuko Morchida Kishimoto Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1521

Palavras-chave:

Creches, Educação Infantil, Musicalização de Bebês, Formação Musical do Professor.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação musical do professor de educação infantil, oriunda dos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Música. O método de coleta de dados foi por amostragem e coletados em 100 Instituições Federais, Estaduais e Privadas de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada em 2012 e 2013 via internet por meio de páginas eletrônicas das Instituições. Os resultados mostraram uma maior oferta de cursos de Pedagogia em relação aos de Música; a ausência de formação musical nos cursos de Pedagogia e a pouca oferta de disciplinas voltadas à musicalização na primeira infância em ambos os cursos. A pesquisa sugere a necessidade de revisão nos currículos dos dois cursos e abertura de diálogo propondo mudanças na formação musical do professor de educação infantil, principalmente direcionados às creches públicas.

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Biografia do Autor

Malba Cunha Tormin, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Musicista e Pedagoga

Doutora em Educação pela FE-USP

Tizuko Morchida Kishimoto, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Profª Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Departamento de Metodologia Comparada

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Publicado

20/09/2018

Como Citar

Tormin, M. C., & Kishimoto, T. M. (2018). Formação de professores e musicalização nas creches / Teacher training and musicalization in nurseries. Educação Em Foco, 21(34), 147–169. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1521