O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects

Autores

  • Juliano Bona Univali
  • José Marcelo Freitas de Luna Univali

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1584

Palavras-chave:

Educação, Interculturalidade, Internacionalização do Currículo, Conceito de Totalidade

Resumo

O processo de internacionalização do currículo questiona as práticas monoculturais que caracterizam o espaço escolar. Isto exige a ampliação das referências, para que as culturas não hegemônicas tomem seu lugar no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relacionar o conceito de totalidade ao processo de internacionalização do currículo por um nível ontológico e metodológico. Para fundamentação teórica, utilizamos os seguintes autores; Candau (2002), Santos (2002), Leask (2015), Tardif (2010), Silva (2003), Foucault (2005), Bachelard (1985). Ao relacionar o conceito de totalidade com o processo de internacionalização do currículo, alguns resultados são apontados: o conceito de totalidade pode auxiliar os sujeitos envolvidos no processo a ter uma visão mais abrangente das relações interculturais; a metodologia do processo de internacionalização do currículo pode ser tomada como catalizadora para que esta totalidade se torne consciente para professores e gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Bona, Univali

Possui Graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb (2005). Atua na área de ensino fundamental como professor de matemática na Rede Pública Municipal de Timbó. Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb (2010). Tem experiência no Ensino Superior nas seguintes áreas: Educação Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria e Álgebra Linear. Atualmente é aluno do Doutorado em Educação - Univali - Universidade do Vale do Itajaí.

José Marcelo Freitas de Luna, Univali

É doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo / Universidade de Cambridge, com pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, professor visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI/Universidade Aberta de Portugal. Entre suas pesquisas, destacam-se o Projeto "Por um Currículo de Letras Internacionalizado como Base de Formação Intercultural para Professores de Português da Educação Básica”, pela Capes, e o Projeto “Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras por indicadores de aprimoramento de competência linguística”, pelo CNPq. Com publicações nas áreas de Linguística e Educação, é autor e organizador dos seguintes livros: O Português na Escola Alemã de Blumenau: da Formação à Extinção de uma Prática; Educação e Lingüística: Ensino de Línguas; Ensino de Português nos Estados Unido: História, Desenvolvimento, Perspectivas. Coordenou o SeIoC – 1º Seminário de Internacionalização do Currículo, realizado em 2015.

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

Bona, J., & Luna, J. M. F. de. (2018). O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects. Educação Em Foco, 21(34), 17–34. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1584