Práticas disciplinares nas representações de sujeitos da Educação em Montes Claros, MG (1910-1930) / Disciplinary practices in the Education’s subject representations in Montes Claros, MG (1910-1930)

Autores

  • Geisa Magela Veloso Professora da Universidade Estadual de Montes Claros
  • Rafael Baioni do Nascimento Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Mônica Maria Teixeira Amorim Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1598

Palavras-chave:

História da Educação, Práticas Disciplinares, Liberdade e Autoridade, Castigos e punições

Resumo

O objetivo do artigo é discutir transformações das práticas disciplinares nas representações de sujeitos da educação, entre as décadas de 1910 e 1930. A discussão parte do confronto entre a Pedagogia Tradicional e o movimento da Escola Nova, em que a renovação dos processos disciplinares apresenta-se como condição para a efetivação de um projeto de sociedade moderna, no qual punições e castigos passam a ser compreendidos como práticas ultrapassadas, não científicas, inadequadas à socialização de novos hábitos e valores morais e sociais. A partir de fontes primárias, buscou-se compreender preocupações vigentes no estado de Minas Gerais e, em especial, na cidade de Montes Claros. O estudo alicerça-se em autores como Roger Chartier e Norbert Elias, também utilizando categorias de análise apresentadas pela pesquisadora brasileira Julia Varela, para se pensar as mudanças nas práticas disciplinares: de uma pedagogia disciplinar a uma pedagogia psicológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Magela Veloso, Professora da Universidade Estadual de Montes Claros

Possui Graduação em Pedagogia pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior/FUNM, hoje, Universidade Estadual de Montes Claros (1982-1985); Especialização lato sensu em Literatura Infantil e Juvenil (1992-1994) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUCMG, Mestrado em educação (2000-2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 5) e Doutorado em Educação (2004-2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 7). Já exerceu a atividade de Coordenação Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, com ênfase no atendimento às escolas rurais. Foi professora de disciplinas pedagógicas no Curso de Magistério para formação de professores no Ensino Médio. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros; Coordenadora Geral do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Polo Montes Claros - UNIMONTES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem, pesquisadora no campo da Educação, com ênfase na Alfabetização, Letramento e História das Práticas de Leitura e Escrita. No campo da docência tem experiência na área da Pedagogia, com ênfase na área da Linguagem na Educação Infantil, na Alfabetização e no Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Pesquisa Aplicada à Educação.

Rafael Baioni do Nascimento, Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, mestre pelo mesmo programa de pós-graduação, graduado como Bacharel em Psicologia e Psicólogo pelo Instituto de Psicologia da USP, especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Mariantonia da USP. Atua principalmente nas áreas: psicologia da educação, gênero e diversidade, teoria crítica, formação do indivíduo, arte e educação, preconceito. É professor de Psicologia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). É coordenador do (In)Serto - Núcleo pela diversidade sexual e de gênero, projeto ligado à Pró-reitoria de Extensão (Unimontes). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência (CNPq/Unimontes).

Mônica Maria Teixeira Amorim, Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013). Mestrado em Educação pela mesma Instituição (2002). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas (1989). É professora efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Tem experiência docente na Educação Básica e Superior, com ênfase na formação de profissionais professores. É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História Social da Unimontes e Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/Unimontes. Dedica-se a estudos sobre Escola Básica, Educação Profissional e Ensino Superior com foco na análise da formação docente, da diversidade étnico-racial e de gênero, do ensino da história na escola fundamental e da evasão escolar. É membro da rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência-Unimontes.

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

Veloso, G. M., Nascimento, R. B. do, & Amorim, M. M. T. (2018). Práticas disciplinares nas representações de sujeitos da Educação em Montes Claros, MG (1910-1930) / Disciplinary practices in the Education’s subject representations in Montes Claros, MG (1910-1930). Educação Em Foco, 21(34), 341–360. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1598