Práticas disciplinares nas representações de sujeitos da Educação em Montes Claros, MG (1910-1930) / Disciplinary practices in the Education’s subject representations in Montes Claros, MG (1910-1930)
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1598Palavras-chave:
História da Educação, Práticas Disciplinares, Liberdade e Autoridade, Castigos e puniçõesResumo
O objetivo do artigo é discutir transformações das práticas disciplinares nas representações de sujeitos da educação, entre as décadas de 1910 e 1930. A discussão parte do confronto entre a Pedagogia Tradicional e o movimento da Escola Nova, em que a renovação dos processos disciplinares apresenta-se como condição para a efetivação de um projeto de sociedade moderna, no qual punições e castigos passam a ser compreendidos como práticas ultrapassadas, não científicas, inadequadas à socialização de novos hábitos e valores morais e sociais. A partir de fontes primárias, buscou-se compreender preocupações vigentes no estado de Minas Gerais e, em especial, na cidade de Montes Claros. O estudo alicerça-se em autores como Roger Chartier e Norbert Elias, também utilizando categorias de análise apresentadas pela pesquisadora brasileira Julia Varela, para se pensar as mudanças nas práticas disciplinares: de uma pedagogia disciplinar a uma pedagogia psicológica.
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