Design da Mediação Pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem colaborativo: fluência tecnológicopedagógica / Design of Pedagogical Mediation in collaborative teaching-learning virtual environments: technological-pedagogical fluency
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1637Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem Colaborativo, Fluência Tecnológico-pedagógica, Tecnologias educacionais em rede.Resumo
A preocupação temática geradora desta pesquisa está centrada no Design da Mediação Pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), para o ensino técnico a distância. Investiga-se estratégias didático-metodológicas que favorecem a construção do processo ensino-aprendizagem colaborativo, mediado pelas tecnologias educacionais em rede. O contexto desta pesquisa ocorreu em meio as ações didático-pedagógicas da equipe Multidisciplinar do Curso Técnico em Fruticultura a distância, ofertado pela Rede e-Tec Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, no segundo semestre do ano de 2014. Para tanto, a orientação metodológica se findou com base nas concepções teórico-metodológicas da pesquisa-ação, ao estabelecer etapas cíclicas de planejamento, implementação, avaliação e replanejamento nas ações implementadas. A pesquisa-ação sustentou-se nas proposições de 03 (três) matrizes cartográficas: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) Matriz Temático-Analítica (MTA), as quais orientaram, respectivamente, a produção de dados, sua organização e análise. Os resultados, sustentados no método da triangulação dos dados, apontam que o desafio na elaboração do design pedagógico, em AVEA para cursos técnicos a distância, está centrado no desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica para promover o ensino-aprendizagem colaborativo, apoiando em nos princípios de interação, interatividade e autonomia.
Palavras-chave: Educação a distância; Fluência Tecnológico-pedagógica; Ambiente virtual de ensino-aprendizagem
Downloads
Referências
ALVES, Lucinéia. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância 10 (2011): 83-92.
BAGETTI, Sabrina. Mediação pedagógica no ensino-aprendizagem colaborativo do sistema e-Tec Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2015 (p. 78 a 82).
BELLONI, Maria, Luiza. Educação a distância. 5ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
CATAPAN, Araci Hack; MALLMANN, Elena Maria. Materiais Didáticos em Educação a Distância: gestão e mediação pedagógica. Linhas, v. 8, n. 2, 2008.
DAVÍDOV, Vasili Vasilievich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Tradução: Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.
DE ALMEIDA, Fernando José; ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini. Educação a distância em meio digital: novos espaços e outros tempos de aprender, ensinar e avaliar. 2003. Disponível em < http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/bibliuned:1335/n03almeida03.pdf. > Acesso em 05 de maio 2018.
DOS SANTOS, Raquel Lara; PRATES, Raquel Oliveira. Estratégias para comunicar qualidade na Wikipedia. In: Proceedings of the IX Symposium on Human Factors in Computing Systems. Brazilian Computer Society, 2010. p. 71-80.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
JACQUES, Juliana Sales; Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, (2014).
KAFAI, Y. et al. Being fluent with Information technology. 1999. Disponível em: <http://www.nap.edu/catalog/6482.html>>. Acesso em 05 de maio 2018.
KEMMIS, Stephen; MCTAGGART, Robin. Como planificar la investigación-acción. Barcelona: Laertes, 1988.
MALLMANN, Elena Maria. Pesquisa-ação educacional: preocupação temática, análise e interpretação crítico-reflexiva. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 155, p. 76-98, 2015.
MALLMANN et al. A Interatividade Docente como Operação Potencializadora de Ensino-Aprendizagem Mediado por Tecnologias em Rede. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 253p.
MALLMANN, Elena Maria, JACQUES, Juliana Sales; Design pedagógico de materiais didáticos: performance docente na produção hipermidiática em ambientes virtuais1. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, 2014.
MALLMANN, E. M.; SCHNEIDER, D. R.; MAZZARDO M. D. Fluência tecnológico-pedagógica (FTP) dos tutores. XXII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2013.
OBREGON E FILHO. Inovação em práticas e tecnologias para aprendizagem. Pimenta Cultural, 2015 .
O’REILLY, Tim. O que é Web 2.0: padrões de design e modelos de negócios para a nova geração de software v. 5, 2005. Disponível in http://www. cipedya. com/doc/102010. Acesso em 05 de maio 2018.
PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological fluency and the representation of knoledge. Proposal to the National Science Foundation. MIT MediaLab, 1995.
PINHEIRO, Petrilson Alan. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, v. 9, n. 3, p. 226-239, 2011.
ROCHA, Elisabeth Matos. A produção de material didático para a educação a distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões. Revista Educação em Perspectiva, v. 4, n. 2, 2013.
SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM: fluência tecnológica no Moodle. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, (2012).
TORRES, Patrícia Lupion; Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 13, p. 129-145, 2004.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. O desenvolvimento psicológico na infância. Martins. Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.