Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography

Autores

  • Maria Perpétua Baptista Domingues Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Carmen Teresa Gabriel Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1670

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Educação, Escola Pública

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar, a partir das narrativas produzidas sobre/dos indígenas em uma coleção didática de História, voltada para o ensino médio, negociações e disputas em torno dos sujeitos históricos legitimados pela historiografia escolar. A coleção selecionada como empiria participou dos três últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sendo bem avaliada nos quesitos Cidadania e História da África, dos afrodescendentes e indígenas. O estudo focaliza articulações entre temporalidade e identidade que produzem efeitos sobre o lugar ocupado pelos povos indígenas na história nacional hegemonizada no contexto da educação básica. A análise aponta processos de significação que ora reforçam o papel subalternizado que historicamente lhe vem sendo atribuído e ora contribuem para a subversão dessas práticas discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Perpétua Baptista Domingues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora de História da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Diretora e Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
coordenadora do Grupo de Estudos de Currículo, Cultura e Ensino de Historia vinculado ao Núcleo de
Estudos de Currículo (NEC) e ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de História (LEPEH)
ambos, dessa mesma instituição. Bolsista CNPQ.

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

Domingues, M. P. B., & Gabriel, C. T. (2018). Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography. Educação Em Foco, 21(34), 55–77. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1670