Narrativas dos/sobre indígenas na historiografia escolar contemporânea / Narrative of/about indigenous in contemporary scholar historiography
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1670Palavras-chave:
Políticas Públicas de Educação, Escola PúblicaResumo
Este texto tem por objetivo analisar, a partir das narrativas produzidas sobre/dos indígenas em uma coleção didática de História, voltada para o ensino médio, negociações e disputas em torno dos sujeitos históricos legitimados pela historiografia escolar. A coleção selecionada como empiria participou dos três últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) sendo bem avaliada nos quesitos Cidadania e História da África, dos afrodescendentes e indígenas. O estudo focaliza articulações entre temporalidade e identidade que produzem efeitos sobre o lugar ocupado pelos povos indígenas na história nacional hegemonizada no contexto da educação básica. A análise aponta processos de significação que ora reforçam o papel subalternizado que historicamente lhe vem sendo atribuído e ora contribuem para a subversão dessas práticas discursivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.