Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.1938

Palavras-chave:

Formação docente. Educação superior. Educação especial. Inclusão. Estudantes com deficiência.

Resumo

Este estudo visa conhecer, pelas vozes dos docentes de Pedagogia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, como ocorre a formação dos professores para a inclusão de estudantes com deficiência. Para isso, procedeu-se a uma abordagem qualitativa com a utilização de um questionário como instrumento para coleta de dados, configurando-se como uma pesquisa do tipo survey. Participaram 134 professores dos cursos de Pedagogia do Sistema ACAFE, atuantes em 2015 na modalidade presencial. Os principais achados revelaram notória quantidade de professores que afirmaram não ter mantido contato, na formação inicial, com conteúdos relacionados à inclusão. Evidenciou-se que suas necessidades formativas atuais estão especialmente relacionadas à legislação/teorias sobre inclusão/educação especial/deficiência e didática/métodos de trabalho/estratégias de ensino. O estudo aponta para a formação continuada como um caminho que pode contribuir para a inclusão quando (re)constrói saberes e práticas docentes a partir de processos reflexivos permanentes acerca da função de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Ramos da Cruz Cardozo, UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

Mestre em Educação, Universidade da Região de Joinville (2016); Especialista em MBA Gestão de Pessoas pela Faculdade Padre João Bagozzi (2010); Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014); Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville (2006); Educadora na Prefeitura de Joinville; Tutora  graduação Serviço Social – Uniasselvi; Tutora disciplinas Metodologia Científica e História da Educação, Ensino Superior – Univille.

Sonia Maria Ribeiro, UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação pela UNIMEP/SP. Professora no PPGE e Licenciaturas UNIVILLE/SC. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa PRAXIS – PPGE/PUC-PR. Coordenadora: Projeto de Pesquisa - PROINAD - Educação inclusiva no ensino superior: avanços e desafios, Univille -Joinville/SC;  Programa de Extensão – MOVIMENTAÇÃO e PROESA / UNIVILLE;  Projeto de Ensino - Projeto de apoio a inclusão de alunos com necessidades especiais na Univille/SC.

Obs: Orientadora do mestrado em Educação e co-autora do referido artigo.

Downloads

Publicado

02/05/2019

Como Citar

Ramos da Cruz Cardozo, F., & Ribeiro, S. M. (2019). Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência. Educação Em Foco, 22(36), 11–28. https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.1938