As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes

Autores

  • Aidalice Ramalho Murta FaE / UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.202

Palavras-chave:

Categorias aristotélicas, discurso pedagógico, aprendizagem, relação educador-educandos.

Resumo

Este texto busca trazer uma reflexão acerca da dialética constitutiva darelação existente entre o educador e sua turma de estudantes. Para tanto, tomapor base as categorias aristotélicas de ethos, pathos, logos e topos, buscandodetalhar a dimensão dialética dessa interação tanto quanto defender aimportância da prática dialógica na sala de aula. Além disso, é objeto deinteresse refletir acerca do jogo de imagens que o educador desenvolve com osseus estudantes, tentando pensar um pouco mais na importância da atuaçãodiscursiva do estudante nas cenas enunciativas que se desenrolam no interior doevento denominado aula. Para finalizar, o texto aponta que cabe tanto aosestudantes, quanto ao educador a responsabilidade da construção recíproca deimagens discursivas que alimentarão o processo interativo e que nortearão,entre outras coisas, a qualidade da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aidalice Ramalho Murta, FaE / UEMG

Formada em Letras, é Doutora em Linguística, pela PUC Minas. Possui vinte anos de experiência profissional, tendo trabalhado em todos os níveis da educação. É consultora pedagógica e de língua portuguesa. Atualmente é professora da FaE / UEMG / CBH.

Downloads

Publicado

18/04/2013

Como Citar

Murta, A. R. (2013). As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes. Educação Em Foco, 15(20), 105–122. https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.202