As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.202Palavras-chave:
Categorias aristotélicas, discurso pedagógico, aprendizagem, relação educador-educandos.Resumo
Este texto busca trazer uma reflexão acerca da dialética constitutiva darelação existente entre o educador e sua turma de estudantes. Para tanto, tomapor base as categorias aristotélicas de ethos, pathos, logos e topos, buscandodetalhar a dimensão dialética dessa interação tanto quanto defender aimportância da prática dialógica na sala de aula. Além disso, é objeto deinteresse refletir acerca do jogo de imagens que o educador desenvolve com osseus estudantes, tentando pensar um pouco mais na importância da atuaçãodiscursiva do estudante nas cenas enunciativas que se desenrolam no interior doevento denominado aula. Para finalizar, o texto aponta que cabe tanto aosestudantes, quanto ao educador a responsabilidade da construção recíproca deimagens discursivas que alimentarão o processo interativo e que nortearão,entre outras coisas, a qualidade da aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18/04/2013
Como Citar
Murta, A. R. (2013). As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes. Educação Em Foco, 15(20), 105–122. https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.202
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.