Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.205Palavras-chave:
Ensino Fundamental de nove anos. Acesso. Permanência. QualidadeResumo
O estudo tem por objetivo discutir aspectos relacionados ao acesso e permanência dos estudantes no Ensino Fundamental. Toma como ponto de partida um inventário de matrículas, levantado a partir do processo de transição do Ensino Fundamental de oito para o de nove anos nos estados que compõem a Região Sul do Brasil, e as taxas de aprovação, reprovação e abandono observadas no período. Põe em evidência os efeitos produzidos nas matrículas com a ampliação da escolaridade obrigatória e a crescente retração no Ensino Fundamental, fenômeno este observado também em nível nacional. Chama a atenção para o necessário enfrentamento nas condições de permanência, com qualidade, no Ensino Fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.