Circulando com os meninos: infância, participação e aprendizagens de meninos indígenas Xakriabá.
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.207Palavras-chave:
1- Educação Indígena 2- Criança Indígena 3- Participação 4- AprendizagemResumo
O objetivo do presente estudo é investigar as formas de sociabilidade, a transmissão do conhecimento e o aprendizado da criança na sociedade indígena Xakriabá. O trabalho lança um olhar mais atento às interações sociais em que meninos acima de oito anos de idade participam, mais especificamente, dos seus modos de participação nas comunidades de prática de seu grupo social. Quando tratamos da infância em grupos indígenas, reconhecemos as especificidades de seus processos histórico-culturais, muito distintos dos vividos pela sociedade ocidental, o que garante, por sua vez, outras possibilidades de construção social da infância. As crianças participariam de “forma engajada” nas tarefas diárias a elas atribuídas de acordo com a idade e o gênero. Buscávamos com isto estabelecer outro parâmetro para rediscutir o processo de transmissão do conhecimento e do próprio conceito de Cultura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03/04/2013
Como Citar
silva, rogerio correia. (2013). Circulando com os meninos: infância, participação e aprendizagens de meninos indígenas Xakriabá. Educação Em Foco, 15(20), 79–104. https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.207
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.