Circulando com os meninos: infância, participação e aprendizagens de meninos indígenas Xakriabá.

Autores

  • rogerio correia silva FAE UFMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.207

Palavras-chave:

1- Educação Indígena 2- Criança Indígena 3- Participação 4- Aprendizagem

Resumo

O objetivo do presente estudo é investigar as formas de sociabilidade, a transmissão do conhecimento e o aprendizado da criança na sociedade indígena Xakriabá. O trabalho lança um olhar mais atento às interações sociais em que meninos acima de oito anos de idade participam, mais especificamente, dos seus modos de participação nas comunidades de prática de seu grupo social. Quando tratamos da infância em grupos indígenas, reconhecemos as especificidades de seus processos histórico-culturais, muito distintos dos vividos pela sociedade ocidental, o que garante, por sua vez, outras possibilidades de construção social da infância. As crianças participariam de “forma engajada” nas tarefas diárias a elas atribuídas de acordo com a idade e o gênero. Buscávamos com isto estabelecer outro parâmetro para rediscutir o processo de transmissão do conhecimento e do próprio conceito de Cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

rogerio correia silva, FAE UFMG

professor adjunto

faculdade de educação

doutor em educação

sub coordenador Curso de Formação de Educadores Indigenas FIEI FAE UFMG

Vice coordenador NEPEI- Nucleo de Estudos e Pesquisas em Infancia e Educação Infantil

 

Downloads

Publicado

03/04/2013

Como Citar

silva, rogerio correia. (2013). Circulando com os meninos: infância, participação e aprendizagens de meninos indígenas Xakriabá. Educação Em Foco, 15(20), 79–104. https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.207