Planos de cargos, carreira e remuneração do magistério sul mato-grossense (1979-2010): primeiras aproximações

Autores

  • Margarita Victoria Rodríguez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Dilneia Espíndola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Hardoim Simões Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.248

Palavras-chave:

Política Educacional, Estatuto do Magistério, Remuneração Docente, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar as políticas públicas de valorização do trabalho docente no estado de Mato Grosso do Sul no período de 1979 a 2010. Utilizou-se como fonte os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração e os Estatutos do Magistério. Pontua-se que o primeiro Estatuto do Magistério no estado remonta ao ano de 1981 e se manteve vigente durante várias administrações estaduais, situação que o fez vigorar com diversas alterações, retificações e substituições no âmbito legal. O Estatuto do Magistério hodierno foi instituído pela Lei Complementar n. 87, de 31 de janeiro de 2000, e também, até então, já passou por várias alterações. Ressalta-se que as alterações no atual Estatuto do Magistério, se por um lado, vêm se dando em razão da administração local, por outro lado, expressam o contexto da reforma do Estado Brasileiro que vem se manifestando na reforma da política educacional a partir de 1996 com a promulgação das Leis n. 9.394/1996, n. 9.424/1996 e n. 11.494/2007, respectivamente, LDBEN, Fundef, e Fundeb. Constatou-se que as políticas públicas de valorização do trabalho docente, no estado, permaneceram estagnadas durante grande parte dos anos 1990, recuperando-se vagarosamente com a implementação da Lei Complementar n. 87/2000. Tal recuperação, contudo, vem se expressando em direitos como licenças, jornada de trabalho, promoção na carreira, entre outros. Em termos de remuneração, observou-se significativa deterioração do padrão salarial.

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Biografia do Autor

Margarita Victoria Rodríguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (1996). Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil.

Maria Dilneia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2001). Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil.

Caroline Hardoim Simões, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil (2012).

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Publicado

01/10/2012

Como Citar

Rodríguez, M. V., Fernandes, M. D. E., & Simões, C. H. (2012). Planos de cargos, carreira e remuneração do magistério sul mato-grossense (1979-2010): primeiras aproximações. Educação Em Foco, 15(19), 33–55. https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.248