Planos de carreiras da rede estadual de ensino do Paraná e da rede municipal de ensino de Curitiba: um exercício comparativo
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.258Palavras-chave:
Financiamento da Educação, Remuneração de professores, legislação.Resumo
Compreender as implicações das novas Diretrizes Nacionais da Carreira Docente para ascondições de trabalho e valorização dos profissionais do magistério requer um conhecimento das dinâmicas locais de regulamentação de carreira, pois muitos estados e municípios aprovaram carreiras nos períodos anteriores e estas, certamente, têm identidades próprias que guardam proximidades e estranhamentos à legislação nacional recente. Assim, a proposta, neste artigo, é comparar duas carreiras em vigor no Estado do Paraná: uma, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, capital do estado, aprovada em 2001; e a outra, em vigor na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, aprovada em 2004. Analisam-se os elementos que definem tipo de admissão/ingresso e acesso à carreira; as formas de progressão/evolução e componentes complementares da remuneração. A análise evidencia certas garantias de qualidade para a carreira dos profissionais, ainda que bastante limitadas por condicionalidades orçamentárias das redes de ensino.Downloads
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Publicado
01/10/2012
Como Citar
de Souza, Ângelo R., Gouveia, A. B., de Abreu, D. C., Schneider, G., Ribeiro, J. Q. G., & de Souza, M. N. (2012). Planos de carreiras da rede estadual de ensino do Paraná e da rede municipal de ensino de Curitiba: um exercício comparativo. Educação Em Foco, 15(19), 301–330. https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.258
Edição
Seção
Artigos
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