Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico / Use of Google maps and Geocaching to learn History: a study with students of the 1st and 2nd cycle of Basic Education
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.2708Palavras-chave:
Educação Histórica, Geocaching, Google maps, tecnologia, literacia digitalResumo
O presente estudo empírico enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica e visa analisar a adequação de tecnologias digitais, concretamente o Google maps e o Geocaching, no processo de ensino e aprendizagem da História, avaliando o impacto destas ferramentas na construção do conhecimento histórico e de competências históricas. O projeto foi desenvolvido com alunos portugueses do 2.º ano (19 alunos de 7 e 8 anos) e do 6.º ano (23 alunos de 11 e 12 anos). Este estudo permitiu concluir que a exploração do Google maps e o Geocaching são atividades que possibilitam aos alunos, além de uma nova aventura e descoberta, uma melhor compreensão do espaço que os rodeia e assimilação dos conteúdos teóricos através da tecnologia. Estas ferramentas potenciam o desenvolvimento de aprendizagens significativas no âmbito da consciência e do pensamento histórico, promovendo ainda a evolução da literacia digital dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Aceito 2018-08-20
Publicado 2018-09-20