A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Maria Clarisse Vieira Faculdade de Educação da UNB
  • Karla Nascimento Cruz Escola das Nações

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2723

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Levantamento bibliográfico.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir um levantamento de publicações sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos. Propõe, inicialmente,a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades,baseando-se em autores como Arroyo (2005, 2006) e Oliveira (1999). Em seguida, discute a relação entre as TIC’s, a inclusão digital e seu uso na educação, principalmente na EJA. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se o levantamento de artigos publicados nos últimos dez anos e que abordam o uso das TIC’s na EJA. A pesquisa revela que o tema da inclusão digital na EJA é ainda pouco explorado.A análise dos trabalhos evidencia a necessidade de se considerar as especificidades dos sujeitos jovens e adultos durante o processo de inclusão digital. A maioria dos autores ressalta a complexidade de se desenvolver uma prática que seja significativa e que atenda aos requisitos da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, Faculdade de Educação da UNB

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília . Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e é Pedagoga pela UFV. Coordenadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e extensão em Educação Popular e Estudos Histórico-Culturais (Genpex)

Karla Nascimento Cruz, Escola das Nações

Possui mestrado  em Educação pela Universidade de Brasília (2017). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2014). É Professora da Escola das Nações . Atua principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos e Tecnologias da Informação e Comunicação. 


Downloads

Publicado

02/05/2019

Como Citar

Vieira, M. C., & Cruz, K. N. (2019). A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos. Educação Em Foco, 22(36), 58–74. https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2723