Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores

Autores

  • Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis PUC-RJ
  • Silvana Soares de Araujo Mesquita PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2730

Palavras-chave:

Escolas Privadas de Rede. Gestão Escolar. Trabalho Docente. Sistemas Apostilados.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre “escolas privadas em rede”, que vêm se expandindo como alternativa para as famílias de uma “nova classe média”. A proposta é analisar as percepções de gestores sobre o ensino e o trabalho docente, a partir de duas escolas investigadas. Os dados partem de entrevistas com a equipe de gestão e dialogam com uma literatura educacional sobre as lógicas de ação presentes nesse novo tipo de instituição que ganha espaço no mercado escolar, caracterizado pela centralização do ensino e pelo uso de sistemas apostilados. São apresentados a cultura institucional da rede pesquisada e o processo de construção de uma identidade, associados aos dispositivos estruturantes da proposta pedagógica e os impactos sobre o trabalho docente. Constata-se a hegemonia de empresas educacionais controlando o campo mercadológico e ideológico no sistema de ensino investigado, com forte regulação sobre a prática pedagógica dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis, PUC-RJ

Possui graduação em Pedagogia (1971) Mestrado em Educação (1983) e Doutorado em Ciências Humanas - Educação (1996) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.. Realizou o Pós Doutorado Senior em Educação na USP em 2014.È professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1978. É bolsista do CNPQ desde 1985. Coordena o GEPPE -Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Professor e o Ensino desde 2000. No âmbito da Pesquisa , atua nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, estudos sobre a escola com o aporte da Sociologia da Educação. 

Silvana Soares de Araujo Mesquita, PUC-RJ

Doutora em Educação (PUC-RJ). Possui graduação em Ciências-licenciatura pela UNIGRANRIO (1991) e Mestrado em Educação, PUC-RJ (2009). Especialização lato sensu em Gestão Escolar (UFJF) e em Ensino de Ciências (UERJ). Professora do Departamento de Educação da PUC-RJ.Atualmente leciona as disciplinas de Metodologia do Ensino de Ciências e Currículo, teorias e práticas para o curso de Pedagogia. Durante sua trajetória profissional, atuou como docente da educação básica, das séries iniciais ao ensino médio, e como gestora escolar. Integrou os projetos de Formação continuada de professores de Ensino Médio (Pacto Nacional/MEC), de análise de livro didático de ciências (PNLD), de produção de material de apoio didático-pedagógico pelo CEDERJ e de elaboração do Currículo Mínimo do curso normal da rede estadual do RJ. Desenvolve estudos sobre Juventude e Escola; Ensino Médio; Didática, Ensino de ciências, Trabalho e Profissionalização Docente; Políticas Curriculares e de Formação de Professores.

Downloads

Publicado

02/05/2019

Como Citar

Lelis, I. A. O. M., & Mesquita, S. S. de A. (2019). Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores. Educação Em Foco, 22(36), 93–112. https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2730