O QUE ESPERAMOS PARA A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS: diálogos com familiares dos meios populares no cotidiano da Educação Infantil

Autores

  • FABIANA NERY DE LIMA PESSANHA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2760

Palavras-chave:

Educação Infantil, Família e Escola, Interlocuções.

Resumo

O presente trabalho trata de uma pesquisa defendida recentemente no curso de Mestrado em Educação do Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa se empenhou em refletir sobre a relação família e escola e o direito à Educação Infantil, buscando revelar os diversos modos pelos quais os familiares das crianças das camadas populares participam politicamente do cotidiano escolar dos filhos e objetivou investigar como esse coletivo se posiciona como sujeitos de direitos nas políticas cotidianas escolares. Como referencial teórico-metodológico, adota as concepções de Bakhtin (2014), ancoradas em uma reflexão teórico-crítica sobre os conhecimentos construídos em articulação com os familiares das crianças. Como resultados, afirma a participação política dos familiares, construindo sentidos sobre a relação família e escola, possibilitando alargamentos nas concepções e práticas hegemônicas que, na maioria das vezes, buscam invisibilizar os familiares das camadas populares como sujeitos de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FABIANA NERY DE LIMA PESSANHA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Mreste em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

27/12/2019

Como Citar

PESSANHA, F. N. D. L. (2019). O QUE ESPERAMOS PARA A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS: diálogos com familiares dos meios populares no cotidiano da Educação Infantil. Educação Em Foco, 22(38), 6–21. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2760