O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2767Palavras-chave:
Interesse. Democracia. Educação. FilosofiaResumo
O presente artigo tem por objetivo investigar o papel do interesse na concepção de democracia e educação desenvolvidas por John Dewey. A questão que orienta nossa pesquisa consiste em compreender o que é o interesse na perspectiva de Dewey e como ele se constitui como conceito basilar para pensar a democracia e a educação? O desenvolvimento da questão exige explicitar o critério encontrado pelo autor para balisar a democracia que são os interesses compartilhados. Este passo nos motiva a compreender como o autor situa a gênese do interesse a partir do conceito de imaturidade como capacidade de aprender continuamente. O interesse, como cariz da liberdade e educabilidade humana, é a possibilidade de uma educação por meio da democracia. Decorre do exposto que a metodologia que ampara a pesquisa consiste de análise desta trama conceitual construída pelo autor por meio do estudo bibliográfica nas principais obras do autor.
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