SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2906

Palavras-chave:

Experiência formativa. Participação política. Militância. Movimentos sociais.

Resumo

O presente artigo tem como proposta central apresentar reflexões em torno dos conceitos de experiência, participação política e militância. A pretensão é por promover uma interlocução entre as potencialidades formativas inerentes aos sujeitos inseridos e engajados em experiências participativas e de militância em movimentos sociais na contemporaneidade. O arcabouço teórico aqui debatido subsidiou uma pesquisa em Educação que investigou as experiências participativas de um grupo de jovens militantes que atuavam em uma ocupação urbana, buscando compreender as dimensões formativas desse tipo de engajamento. Nesse mesmo contexto, foi estabelecido um debate com foco na complexidade da sociedade atual e nas potencialidades e possibilidades participativas/formativas proporcionadas pela realidade social, bem como uma discussão em torno dos conceitos de sujeito, indivíduo e ator.

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Biografia do Autor

Francisco André Silva Martins, Fae-UEMG

Professor, Nível IV, Faculdade de Educação, Campus BH, Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Departamento de Administração Educacional (DAE). Tem Doutorado em Educação pela FaE-UFMG (2016), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de jovens em movimentos de ação coletiva em uma ocupação urbana na cidade de Belo Horizonte e a dimensão formativa dessas experiências. Tem Mestrado em Educação pela FaE-UFMG (2010), no qual desenvolveu pesquisa sobre a participação de estudantes em um grêmio estudantil em uma escola pública na periferia da cidade de Contagem. Tem Curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-brasileiras FaE- UFMG - Ações Afirmativas/ UNIAFRO (2011). Tem Curso de Aperfeiçoamento em Temáticas das Culturas e História dos Povos Indígenas CUPI-FaE-UFMG (2016). Graduação em História com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH (2003). 

Geraldo Magela Pereira Leão, Faculdade de Educação UFMG

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Fez Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2009. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra a equipe de coordenação do Observatório da Juventude da UFMG. Participou das pesquisas nacionais "Juventude, Escolarização e Poder Local" (2005-2006) e "Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas" (2004-2005) e da pesquisa "Diálogos com o Ensino Médio" (2009-2010). Editor de Educação em Revista, periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG (2011-2016). Desenvolve pesquisas sobre a temática juventude e processos de escolarização, jovens e participação e políticas públicas para a juventude.

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

André Silva Martins, F., & Leão, G. M. P. (2019). SOBRE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS E O PROCESSO FORMATIVO: QUESTÕES PARA O DEBATE. Educação Em Foco, 22(38), 22–43. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2906