A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.301Palavras-chave:
formação de professores, educação, psicanáliseResumo
O artigo referenciado em projeto de pesquisa teórica investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011. Financiado pelo CNPQ foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico da FAE-UEMG. Investigamos os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação de professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação como do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores.
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