A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise

Autores

  • Renata Nunes Vasconcelos Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Educação
  • Margarete Parreira Miranda Prefeitura de Belo Horizonte - Psicóloga e Psicanalista PucMinas - Pos-graduação

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.301

Palavras-chave:

formação de professores, educação, psicanálise

Resumo

O artigo referenciado em projeto de pesquisa teórica investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011.  Financiado pelo CNPQ foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico da FAE-UEMG. Investigamos os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação de professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação como do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Nunes Vasconcelos, Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Educação

Professora Drª do Departamento DMTE na disciplina Estudos de Didática e Teorias Pedagógicas; Coordenadora do Nucleo de Estudos e pesquisa sobre Formação de PRofessores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico (NFTD) da Fae-uemg; atualmente Pro-reitora de Ensino da Uemg.

Margarete Parreira Miranda, Prefeitura de Belo Horizonte - Psicóloga e Psicanalista PucMinas - Pos-graduação

Psicóloga e Psicalista da Prefeitura de Belo Horizonte na nas areas da saúde e educação; Professora Drª da Pós-graduação lato-sensu da PUCMINAS; Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico (NFTD) Fae-Uemg.

Downloads

Publicado

25/11/2013

Como Citar

Vasconcelos, R. N., & Miranda, M. P. (2013). A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise. Educação Em Foco, 16(21), 41–67. https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.301