“Die schwarze Lehrerin aus Ribeirão Wunderwald”: uma professora construtivista
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.3057Palavras-chave:
história da profissão docente, afrodescendência, formação docente, trajetória profissionalResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos da história da profissão docente através da trajetória escolar e da carreira profissional da professora Tânia Maria da Silva, afrodescendente de Blumenau (SC). Para a escrita deste texto lança-se mão do recurso narrativa biográfica para dar visibilidade aos episódios narrados e atribuir-lhes significados analisando-os de modo contextualizado. Considera-se aqui que a memória não pode ser vista somente no campo da subjetividade, já que as experiências estão situadas num contexto histórico-cultural. O professorado foi elemento fundamental no projeto de expansão do ensino, em meados do século XX, articulado ao plano governamental de modernização do país eivado de ideais e de esperanças sociais, econômicas e políticas. Se por um lado há um projeto estatal, que estabelece grandes linhas para formação e para o ingresso, também é necessário reconhecer que cada um viveu a experiência de escolarização e de atuação de modo particular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.