Discursos, Interlocuções e Prática Pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.331Palavras-chave:
Interlocuções, Saúde e educação, Paralisia Cerebral, Prática pedagógicaResumo
O estudo investigou como a interlocução entre os campos da Saúde e da Educação podem influenciar na elaboração e reelaboração de práticas pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo qualitativo realizado ao longo do período de um ano letivo. Participaram 8 crianças com paralisia cerebral, com idades entre 6 e 12 anos, inseridas no ensino fundamental I em escolas regulares e 17 educadores. Foram realizadas entrevista semi-estruturada, com os educadores, no início e final do ano letivo e acompanhamento escolar em períodos bimestrais ou trimestrais. Como resultados identificou-se que: os educadores desconheciam as causas e repercussões da paralisia cerebral na vida acadêmica dos alunos; as práticas pedagógicas eram intuitivas sem direcionamento específico conforme cada comprometimento. Foi observado que a partir das interlocuções, entre os campos de conhecimento envolvidos, as práticas pedagógicas foram reelaboradas favorecendo a aprendizagem dos alunos.Downloads
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Publicado
17/07/2014
Como Citar
Melo Franco, M. A., Guerra, L. B., & Carvalho, A. M. (2014). Discursos, Interlocuções e Prática Pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral. Educação Em Foco, 18(25), 77–98. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.331
Edição
Seção
Artigos
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