A reflexividade como busca de sentidos e significados: contribuição na formação dos saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.587Palavras-chave:
reflexividade, ação comunicativa, saberes docentesResumo
Este estudo aborda a reflexividade crítica como postura investigativa, caracterizando-a como possibilidade transformadora da prática docente, discussão necessária para a pesquisa educacional, na contemporaneidade. Objetiva apresentar aproximações entre os conceitos de reflexividade, os saberes docentes e os de experiência, articulando-os como categorias que se entrecruzam e se complementam no percurso da formação docente. Trata-se de uma revisão teórica, ancorada em amostragem intencional de busca de temáticas inerentes a esta discussão, com a finalidade de assegurar as bases dos argumentos. Os conceitos de sentido e significado, fundamentados em Vygotsky, e a Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas, contribuem na discussão sobre o entendimento entre sujeitos que dialogam e argumentam para validar seus discursos, aguçando a reflexividade numa relação intersubjetiva. Conclui-se que o conjunto de categorias abordadas neste estudo desvela a complexidade dos processos reflexivos e a importância da formação para o domínio dessa ferramenta no trabalho docente de ensino e aprendizagem.Downloads
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Publicado
31/08/2015
Como Citar
Nóbrega-Therrien, S. M., de Oliveira Menezes, E. A., & Therrien, J. (2015). A reflexividade como busca de sentidos e significados: contribuição na formação dos saberes docentes. Educação Em Foco, 18(25), 171–199. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.587
Edição
Seção
Artigos
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