A reflexividade como busca de sentidos e significados: contribuição na formação dos saberes docentes

Autores

  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará-UECE, professora
  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes Universidade Estadual do Ceará-UECE, doutoranda do programa de pós-graduação em educação
  • Jacques Therrien Universidade Estadual do Ceará-UECE, professor

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.587

Palavras-chave:

reflexividade, ação comunicativa, saberes docentes

Resumo

Este estudo aborda a reflexividade crítica como postura investigativa, caracterizando-a como possibilidade transformadora da prática docente, discussão necessária para a pesquisa educacional, na contemporaneidade. Objetiva apresentar aproximações entre os conceitos de reflexividade, os saberes docentes e os de experiência, articulando-os como categorias que se entrecruzam e se complementam no percurso da formação docente. Trata-se de uma revisão teórica, ancorada em amostragem intencional de busca de temáticas inerentes a esta discussão, com a finalidade de assegurar as bases dos argumentos. Os conceitos de sentido e significado, fundamentados em Vygotsky, e a Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas, contribuem na discussão sobre o entendimento entre sujeitos que dialogam e argumentam para validar seus discursos, aguçando a reflexividade numa relação intersubjetiva. Conclui-se que o conjunto de categorias abordadas neste estudo desvela a complexidade dos processos reflexivos e a importância da formação para o domínio dessa ferramenta no trabalho docente de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará-UECE, professora

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (1998) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2007). Atualmente é professor adjunto M da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina.

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Ceará-UECE, doutoranda do programa de pós-graduação em educação

Doutoranda e mestre em educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza, Ceará. Atua como formadora de professores.

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará-UECE, professor

Possui graduação em Pedagogia - Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro (1972), mestrado em Filosofia - Université de Montréal, Canada (1964), graduação em Teologia Pastoral - Colégio Máximo Cristo Rei, Brasil (1969), mestrado em Educação - Cornell University (1976), e doutorado em Educação - Cornell University, USA (1979). Tem pós-doutorado na Université Laval, Canada (1992) e na Universitat de Valencia, Espanha (2007). Pesquisador Sênior do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa 'Saber e Prática Social do Educador'. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde foi Diretor da Faculdade de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Pro-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE).

Downloads

Publicado

31/08/2015

Como Citar

Nóbrega-Therrien, S. M., de Oliveira Menezes, E. A., & Therrien, J. (2015). A reflexividade como busca de sentidos e significados: contribuição na formação dos saberes docentes. Educação Em Foco, 18(25), 171–199. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.587