Sulla rivista

MEDIAÇÃO: um veículo de comunicação da área de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com interfaces para a atuação na Educação, Comunicação, Design, Artes, Letras e demais áreas.

ISSN: 2317-4838

Editores: Priscila Paschoalino Ribeiro, Marco Antonio Barroso, Billy Fádel M. Rampinelli.

Avvisi

Ultimo numero

N. 13: Revista Mediação | jul./dez. 2021
Revista Mediação #13

EDITORIAL

O número 13 da Revista Virtual Mediação traz discussões que comtemplam experiências diferentes no âmbito das Ciências Humanas. Seus artigos apresentam questões relativas ao design, à literatura, à arte cênica, à filosofia e à educação.


Com mirada na pandemia e seus efeitos sociais, o artigo que abre a revista, intitulado “Design gráfico: estratégias de comunicação em tempos de crise”, dos autores Emmanuel Braga de Souza Oliveira e Taís de Souza Alves Coutinho, assume o objetivo de observar algumas ferramentas do design gráfico enquanto estratégias de comunicação de três empresas do ramo alimentício. Frente ao novo momento, muitas empresas acentuaram o uso de ferramentas virtuais para se comunicar com seus clientes. Observando este cenário, desenvolveu-se de um estudo bibliográfico, com base no método desk research. Foram realizadas coletas de dados e análises de posts das empresas McDonald’s, Burger King e Outback Steakhouse, publicados em suas redes sociais do Instagram, no ano de 2020. Os principais resultados são apresentados no artigo, que visa contribuir para a inovação em sua área.

Ainda atentos aos desdobramentos globais da infecção pelo vírus Sars/Cov-19, cinco autores - Izandra Alves, Leila Morás, Luana Paula Maldaner, Maysa Pellenz, e André R. Herzer - desenvolveram o segundo estudo desta edição, “Uma feliz leitora na pandemia”, que compila a discussão dos resultados de sua pesquisa, realizada durante o ano de 2021. O trabalho consistiu na observação quantitativa da frequência de visitas de leitores, dos habitantes do município de Feliz/RS, à Biblioteca Municipal Pedro Hahn, durante os anos de 2020/2021. A análise dos dados ratificou a tendência mundial, que expressa o reencontro dos cidadãos com a leitura e com as bibliotecas, visando atenuar suas tensões sociais. Revelou-se, por meio deste estudo, a valorização da leitura, com a finalidade de enfrentamento das crises, individuais e sociais, que assolaram a sociedade recentemente.

“Reflexões filosóficas sobre ensino-aprendizagem: (re) avaliando aspectos teórico metodológicos”, do autor Joilson Luiz de Oliveira, é o terceiro artigo apresentado nesta revista. O autor propõe uma reflexão sobre alguns aspectos da Filosofia da Educação, tomando como ponto inicial o processo ensino/aprendizado de questões filosóficas relevantes e básicas no contexto educacional. Pretendeu-se, por meio de uma breve revisão bibliográfica - fundamentada nos filósofos Heidegger (2005) e Deleuze (2003) -, instigar o olhar dos estudiosos da área sobre novas propostas de ensino e aprendizagem, que possam adentrar a perspectiva da interdisciplinaridade no contexto da educação.

O artigo de Thiago Augusto Narikawa e Olira Saraiva Rodrigues volta-se para compreensão científica e poética das Humidades Digitais. “Colcha de retalhos: humanidades digitais e interculturalidade no aprendizado de línguas”, o quarto trabalho deste número, assume como ponto de partida a leitura de grandes teóricos, tanto do processo de globalização, quanto da interculturalidade, da transdisciplinaridade e os de Humanidades Digitais. O método de escrita da poética da costura da colcha de retalhos, suas definições, pensamentos e conhecimento compartilhados e adquiridos formam a base teórica deste estudo.

O artigo seguinte, “A violência na escola e na família contemporânea”, cujos autores são Bruna Guedes de Medeiros, Fernanda Rúbia Fagundes Maciel, Marcelle Ferreira Rodrigues Silva e Marina Coutinho Borges Gomes, discute questões inerentes à violência escolar e familiar, buscando compreender as mediações estabelecidas na relação escola, família e violência. Os lugares de fala e as relações de poder nos ambientes escolar e familiar são reconhecidos através de pesquisas com base em entrevistas e observações, de orientação qualitativa, visando delinear estratégias mitigadoras da violência escolar. Pretendeu-se também destacar neste estudo o trabalho do assistente social no âmbito escolar.

Por fim, o artigo “Teatro performativo com afásicas: um estudo da performatividade cênica no contexto das afasias e a elaboração de procedimentos criativos e pedagogias nas artes da cena”, dos autores Juliana Pablos Calligaris e Matteo Bonfitto, traz uma parte da pesquisa de doutorado que abrange a prática teatral performativa. Orientada pela observação da relação entre linguagem, corpo e cognição, relacionada às pessoas afásicas, esta pesquisa investiga a co-ocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, expressão corporal, olhar, etc.). Este estudo atentou-se para as interações de diferentes, ainda que compartilhados, processos semióticos. Ele pretende colaborar na pesquisa e construção de novas metodologias que incluam de processos artísticos-pedagógicos na contemporaneidade.
Ao longo dos artigos apresentados nesta edição, é possível perceber a confluência dos estudos multiculturais e multimodais no âmbito educacional. Além disso, discussões sobre as humanidades e seus desdobramentos se destacam nos trabalhos que abarcam, tanto questões que emergiram no período de pandemia, quanto as condições de ressocialização dela advindos.

Boa leitura!


Priscila Paschoalino
Editora

 

-----------------------

MEDIAÇÃO: um veículo de comunicação da área de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais, com interfaces para a atuação na Educação, Comunicação, Design, Artes, Letras e demais áreas.

ISSN: 2317-4838

Editora: Priscila Paschoalino

Editor-gerente: Billy Fádel

Capa e Diagramação: Billy Fádel

Publicação vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Linguagens da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ubá.

Endereço para envio de submissões:

Link para submissão: https://revista.uemg.br/index.php/mediacao/about/submissions

Av. Olegário Maciel, Nº 1429,
Bairro Industrial.
CEP: 36502-026

Pubblicato: 2022-08-18

Fascicolo completo

Visualizza tutte le uscite