Tolerância à diversidade sexual no ambiente escolar a partir de um projeto de extensão de uma faculdade de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i11.7628

Palavras-chave:

Diversidade, Ambiente Escolar, Combate à Homofobia

Resumo

Esse relato de experiência retrata a importância da tolerância à diversidade sexual no ambiente escolar por meio de um projeto de extensão desenvolvido em uma faculdade de Engenharia em 2022. Partindo da constatação de que a diversidade sexual é pouco discutida nas escolas, o projeto visou promover o debate sobre a homofobia na escola. Apesar das dificuldades encontradas, o projeto foi realizado em quatro escolas de educação básica e duas universidades, revelando a falta de preparo dos estudantes e dos próprios professores para discutir a diversidade sexual. Foram selecionadas cinco instituições de ensino, onde foram realizadas sessões com duração aproximada de 1h 30min. O impacto do projeto foi percebido na melhora da compreensão da sigla LGBTQIA+ e na percepção
dos participantes sobre a homofobia na sala de aula. O estudo ressalta a importância de debater temas cercados de tabus e preconceitos para romper com as dinâmicas de poder existentes, e destaca a relevância de promover um ambiente educacional acolhedor e sensível às diversidades dos alunos.

Biografia do Autor

Breno Eustáquio da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais e Faculdade Doctum de João Monlevade

Doutor em Ciências da Educação. Mestre em Administração. Especialista em Criação e Produção em Mídia Eletrônica-Rádio e TV. Especialista em Gestão Organizacional. Especialista em Educação. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo. Bacharel em Administração. Licenciatura Plena em Geografia. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade João Monlevade. Professor da Faculdade Doctum de João Monlevade-MG.

Pedro Henrique Moreira dos Santos , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade João Monlevade

Referências

Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016. Disponível em https://abglt.org.br/wp-content/uploads/2020/05/IAE-Brasil.pdf. Acesso em 29 mar 2022.

BENEVIDES, Bruna G. Dossiê: Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2021. 2022. Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil - ANTRA. Brasília - DF. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2022/01/dossieantra2022-web.pdf. Acesso em: 29 abr. 2022.

HOJE não quero voltar sozinho. Direção de Daniel Ribeiro. Produção de Diana Almeida. Roteiro: Daniel Ribeiro. S.L.: Lacuna Filmes, 2010. Son., color.

LEVAY, S. Gay, straight, and the reason why: The science of sexual orientation. Oxford University Press, 2017.

MICHELS, Eduardo. Homotransfobia Mata. Relatório sobre a violência homofóbica no Brasil, 2018. Banco de Dados. Hemeroteca Digital. Disponível em: https://homofobiamata.wordpress.com/estatisticas/. Acesso em 6 abr 2023.

PUTTI, Alexandre. Um LGBT é agredido no Brasil a cada hora, revelam dados do SUS. 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/diversidade/um-lgbt-e-agredido-no-brasil-a-cada-hora-revelam-dados-do-sus/. Acesso em: 29 abr. 2022.

RAMIRES, Luiz. Homofobia na escola: o olhar de um educador social do movimento LGBT. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (Orgs.). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 41-58. ISBN 978-85-7643-084-1.

SILVA, Breno Eustáquio da. O professor como agente de combate à homofobia no ambiente escolar. 2023. 179 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Educação, Universidad Politénica y Artística del Paraguay, Ciudad del Este, 2023.

TORRES, Marco A. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. Ouro Preto, MG: Grupo Autêntica, 2010. 9788582178133. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178133/. Acesso em: 29 abr. 2022.

TREVISAN, J. S. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4ª ed. Revisada e atualizada. São Paulo: Objetiva, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Silva, B. E. da, & Santos , P. . H. M. dos. (2023). Tolerância à diversidade sexual no ambiente escolar a partir de um projeto de extensão de uma faculdade de Engenharia . Revista Engenharia De Interesse Social, 8(11), 55–72. https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i11.7628