Tolerância à diversidade sexual no ambiente escolar a partir de um projeto de extensão de uma faculdade de Engenharia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i11.7628

Palabras clave:

Diversidade, Ambiente Escolar, Combate à Homofobia

Resumen

Este informe describe la importancia de la tolerancia hacia la diversidad sexual en el entorno escolar a través de un proyecto de extensión desarrollado en una facultad de Ingeniería en 2022. Partiendo de la constatación de que la diversidad sexual se discute poco en las escuelas, el proyecto tuvo como objetivo fomentar el debate sobre la homofobia en la escuela. A pesar de las dificultades encontradas, el proyecto se llevó a cabo en cuatro escuelas de educación básica y dos universidades, revelando la falta de preparación de los estudiantes y los propios profesores para abordar la diversidad sexual. Se seleccionaron cinco instituciones educativas, donde se realizaron sesiones de aproximadamente 1 hora y 30 minutos. El impacto del proyecto se percibió en la mejora de la comprensión del acrónimo LGBTQIA+ y en la conciencia de los participantes sobre la homofobia en el aula. El estudio destaca la importancia de debatir temas rodeados de tabúes y prejuicios para romper con las dinámicas de poder existentes, y resalta la relevancia de promover un entorno educativo acogedor y sensible a las diversidades de los alumnos.

Palabras clave: Diversidad, Entorno Escolar, Lucha contra la homofobia.

Biografía del autor/a

Breno Eustáquio da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais e Faculdade Doctum de João Monlevade

Doutor em Ciências da Educação. Mestre em Administração. Especialista em Criação e Produção em Mídia Eletrônica-Rádio e TV. Especialista em Gestão Organizacional. Especialista em Educação. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo. Bacharel em Administração. Licenciatura Plena em Geografia. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade João Monlevade. Professor da Faculdade Doctum de João Monlevade-MG.

Pedro Henrique Moreira dos Santos , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade João Monlevade

Citas

Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016. Disponível em https://abglt.org.br/wp-content/uploads/2020/05/IAE-Brasil.pdf. Acesso em 29 mar 2022.

BENEVIDES, Bruna G. Dossiê: Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2021. 2022. Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil - ANTRA. Brasília - DF. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2022/01/dossieantra2022-web.pdf. Acesso em: 29 abr. 2022.

HOJE não quero voltar sozinho. Direção de Daniel Ribeiro. Produção de Diana Almeida. Roteiro: Daniel Ribeiro. S.L.: Lacuna Filmes, 2010. Son., color.

LEVAY, S. Gay, straight, and the reason why: The science of sexual orientation. Oxford University Press, 2017.

MICHELS, Eduardo. Homotransfobia Mata. Relatório sobre a violência homofóbica no Brasil, 2018. Banco de Dados. Hemeroteca Digital. Disponível em: https://homofobiamata.wordpress.com/estatisticas/. Acesso em 6 abr 2023.

PUTTI, Alexandre. Um LGBT é agredido no Brasil a cada hora, revelam dados do SUS. 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/diversidade/um-lgbt-e-agredido-no-brasil-a-cada-hora-revelam-dados-do-sus/. Acesso em: 29 abr. 2022.

RAMIRES, Luiz. Homofobia na escola: o olhar de um educador social do movimento LGBT. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (Orgs.). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 41-58. ISBN 978-85-7643-084-1.

SILVA, Breno Eustáquio da. O professor como agente de combate à homofobia no ambiente escolar. 2023. 179 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Educação, Universidad Politénica y Artística del Paraguay, Ciudad del Este, 2023.

TORRES, Marco A. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. Ouro Preto, MG: Grupo Autêntica, 2010. 9788582178133. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178133/. Acesso em: 29 abr. 2022.

TREVISAN, J. S. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4ª ed. Revisada e atualizada. São Paulo: Objetiva, 2018.

Publicado

2023-12-28

Cómo citar

Silva, B. E. da, & Santos , P. . H. M. dos. (2023). Tolerância à diversidade sexual no ambiente escolar a partir de um projeto de extensão de uma faculdade de Engenharia . Revista Engenharia De Interesse Social, 8(11), 55–72. https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i11.7628