Tolerância à diversidade sexual no ambiente escolar a partir de um projeto de extensão de uma faculdade de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i11.7628Keywords:
Diversidade, Ambiente Escolar, Combate à HomofobiaAbstract
This report depicts the importance of tolerance towards sexual diversity in the school environment through an extension project developed at an Engineering college in 2022. Based on the observation that sexual diversity is seldom discussed in schools, the project aimed to promote the debate on homophobia in schools. Despite the difficulties encountered, the project was carried out in four basic education schools and two universities, revealing the lack of preparedness among students and teachers to discuss sexual diversity. Five educational institutions were selected, where sessions lasting approximately 1 hour and 30 minutes were conducted. The impact of the project was perceived in the improvement of understanding the LGBTQIA+ acronym and participants' awareness of homophobia in the classroom. The study highlights the importance of discussing taboo and prejudice-laden topics to break existing power dynamics, emphasizing the relevance of fostering a welcoming and sensitive educational environment to accommodate students' diversities.
Keywords: Diversity, School Environment, Combating Homophobia
References
Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016. Disponível em https://abglt.org.br/wp-content/uploads/2020/05/IAE-Brasil.pdf. Acesso em 29 mar 2022.
BENEVIDES, Bruna G. Dossiê: Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2021. 2022. Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil - ANTRA. Brasília - DF. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2022/01/dossieantra2022-web.pdf. Acesso em: 29 abr. 2022.
HOJE não quero voltar sozinho. Direção de Daniel Ribeiro. Produção de Diana Almeida. Roteiro: Daniel Ribeiro. S.L.: Lacuna Filmes, 2010. Son., color.
LEVAY, S. Gay, straight, and the reason why: The science of sexual orientation. Oxford University Press, 2017.
MICHELS, Eduardo. Homotransfobia Mata. Relatório sobre a violência homofóbica no Brasil, 2018. Banco de Dados. Hemeroteca Digital. Disponível em: https://homofobiamata.wordpress.com/estatisticas/. Acesso em 6 abr 2023.
PUTTI, Alexandre. Um LGBT é agredido no Brasil a cada hora, revelam dados do SUS. 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/diversidade/um-lgbt-e-agredido-no-brasil-a-cada-hora-revelam-dados-do-sus/. Acesso em: 29 abr. 2022.
RAMIRES, Luiz. Homofobia na escola: o olhar de um educador social do movimento LGBT. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (Orgs.). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 41-58. ISBN 978-85-7643-084-1.
SILVA, Breno Eustáquio da. O professor como agente de combate à homofobia no ambiente escolar. 2023. 179 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Educação, Universidad Politénica y Artística del Paraguay, Ciudad del Este, 2023.
TORRES, Marco A. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. Ouro Preto, MG: Grupo Autêntica, 2010. 9788582178133. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178133/. Acesso em: 29 abr. 2022.
TREVISAN, J. S. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4ª ed. Revisada e atualizada. São Paulo: Objetiva, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Engenharia de Interesse Social
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.