Tolerância à diversidade sexual no ambiente escolar a partir de um projeto de extensão de uma faculdade de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.36704/25256041/reis.v8i11.7628Palavras-chave:
Diversidade, Ambiente Escolar, Combate à HomofobiaResumo
Esse relato de experiência retrata a importância da tolerância à diversidade sexual no ambiente escolar por meio de um projeto de extensão desenvolvido em uma faculdade de Engenharia em 2022. Partindo da constatação de que a diversidade sexual é pouco discutida nas escolas, o projeto visou promover o debate sobre a homofobia na escola. Apesar das dificuldades encontradas, o projeto foi realizado em quatro escolas de educação básica e duas universidades, revelando a falta de preparo dos estudantes e dos próprios professores para discutir a diversidade sexual. Foram selecionadas cinco instituições de ensino, onde foram realizadas sessões com duração aproximada de 1h 30min. O impacto do projeto foi percebido na melhora da compreensão da sigla LGBTQIA+ e na percepção
dos participantes sobre a homofobia na sala de aula. O estudo ressalta a importância de debater temas cercados de tabus e preconceitos para romper com as dinâmicas de poder existentes, e destaca a relevância de promover um ambiente educacional acolhedor e sensível às diversidades dos alunos.
Referências
Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016. Disponível em https://abglt.org.br/wp-content/uploads/2020/05/IAE-Brasil.pdf. Acesso em 29 mar 2022.
BENEVIDES, Bruna G. Dossiê: Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2021. 2022. Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil - ANTRA. Brasília - DF. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2022/01/dossieantra2022-web.pdf. Acesso em: 29 abr. 2022.
HOJE não quero voltar sozinho. Direção de Daniel Ribeiro. Produção de Diana Almeida. Roteiro: Daniel Ribeiro. S.L.: Lacuna Filmes, 2010. Son., color.
LEVAY, S. Gay, straight, and the reason why: The science of sexual orientation. Oxford University Press, 2017.
MICHELS, Eduardo. Homotransfobia Mata. Relatório sobre a violência homofóbica no Brasil, 2018. Banco de Dados. Hemeroteca Digital. Disponível em: https://homofobiamata.wordpress.com/estatisticas/. Acesso em 6 abr 2023.
PUTTI, Alexandre. Um LGBT é agredido no Brasil a cada hora, revelam dados do SUS. 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/diversidade/um-lgbt-e-agredido-no-brasil-a-cada-hora-revelam-dados-do-sus/. Acesso em: 29 abr. 2022.
RAMIRES, Luiz. Homofobia na escola: o olhar de um educador social do movimento LGBT. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (Orgs.). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 41-58. ISBN 978-85-7643-084-1.
SILVA, Breno Eustáquio da. O professor como agente de combate à homofobia no ambiente escolar. 2023. 179 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Educação, Universidad Politénica y Artística del Paraguay, Ciudad del Este, 2023.
TORRES, Marco A. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. Ouro Preto, MG: Grupo Autêntica, 2010. 9788582178133. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178133/. Acesso em: 29 abr. 2022.
TREVISAN, J. S. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4ª ed. Revisada e atualizada. São Paulo: Objetiva, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Engenharia de Interesse Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém, deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o material submetido não poderá sofrer mais alterações. Caso se deseje fazê-lo, deverá ser iniciado um novo processo de submissão.