Narrativas biográficas e experiências estéticas no espaço-dispositivo: a criação metodológica na pesquisa em educação
Resumo
O artigo descreve a metodologia criada para uma pesquisa de mestrado inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da UEMG. Apontamos os conceitos do ateliê biográfico e indicamos sua importância para os resultados obtidos. Por meio de uma investigação biográfica, buscava-se compreender a relação entre a formação ético-estética de professores de séries iniciais e sua constituição identitária. E ainda, como essa formação atuava na prática educativa. A metodologia foi realizada em duas etapas: um ateliê biográfico coletivo e uma entrevista narrativa. O ateliê teve a intenção de provocar experiências estéticas e de se constituir como um espaço-dispositivo, que colaborasse com a abertura para as narrativas. Foram tomados os cuidados éticos e o rigor necessário à pesquisa científica. As experiências vividas no ateliê adensaram as narrativas e contribuíram para as reflexões elaboradas no espaço, que se tornou formativo, ao criar um espaço empático, acolhedor e de partilhas.
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