Narrativas biográficas e experiências estéticas no espaço-dispositivo: a criação metodológica na pesquisa em educação
Abstract
O artigo descreve a metodologia criada para uma pesquisa de mestrado inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da UEMG. Apontamos os conceitos do ateliê biográfico e indicamos sua importância para os resultados obtidos. Por meio de uma investigação biográfica, buscava-se compreender a relação entre a formação ético-estética de professores de séries iniciais e sua constituição identitária. E ainda, como essa formação atuava na prática educativa. A metodologia foi realizada em duas etapas: um ateliê biográfico coletivo e uma entrevista narrativa. O ateliê teve a intenção de provocar experiências estéticas e de se constituir como um espaço-dispositivo, que colaborasse com a abertura para as narrativas. Foram tomados os cuidados éticos e o rigor necessário à pesquisa científica. As experiências vividas no ateliê adensaram as narrativas e contribuíram para as reflexões elaboradas no espaço, que se tornou formativo, ao criar um espaço empático, acolhedor e de partilhas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.