Experiências com Arte/Educação na mediação cultural do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

Autores

  • Mauricio Igor Almeida Universidade Federal do Pará/Faculdade de Artes Visuais
  • John Fletcher Universidade Federal do Pará/Faculdade de Artes Visuais

Palavras-chave:

Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, mediação cultural, educação em museu.

Resumo

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um importante mobilizador do cenário artístico em Belém do Pará ao estimular reflexões e debates a partir de trabalhos de artistas em âmbito nacional. O projeto tem a preocupação nos diálogos estabelecidos com os visitantes, dessa forma, possui processo de formação e seleção das pessoas que atuam diretamente com o público em ações educativas. Nesse contexto, o presente trabalho se trata de um relato reflexivo de experiência de quando fui mediador do Prêmio, com atuação no Museu da Universidade Federal do Pará, no ano de 2017. Desse modo, as vivências são entrecruzadas a partir de entrevistas com pessoas envolvidas no projeto e referenciais teóricos acerca da mediação cultural, tais como Alencar (2008), Martins (2013), Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (2009).

Biografia do Autor

Mauricio Igor Almeida, Universidade Federal do Pará/Faculdade de Artes Visuais

Artista Visual e Arte Educador com formação no curso de  Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA); também realizou intercâmbio como bolsista do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero Americanas para estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em Portugal (2019).Possui pesquisas focadas em reflexões sobre o corpo não hegemônico, atravessando questões de identidades inseridas em temas como miscigenação, sexualidade e o cotidiano amazônico. Tais processos se desdobram em fotografias, performances, vídeos, textos, intervenções e instalações. 

John Fletcher, Universidade Federal do Pará/Faculdade de Artes Visuais

Professor Adjunto dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, Faculdade de Artes Visuais (FAV/ UFPA), e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri/UFPA). Doutor em Antropologia pelo PPGA/UFPA e Mestre em Artes pelo PPGArtes/UFPA. Possui pesquisa a qual envolve Arte Contemporânea na Amazônia, Filosofia da Arte, Antropologia Visual, Decolonialismo e Pós-Colonialismo.

Referências

ALENCAR, Valéria Peixoto de. O Mediador Cultural. Considerações sobre a formação e profissionalização de educadores de museus e exposições de Arte. Dissertação (Mestrado em Artes) — Universidade Estadual Paulista, 2008.

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. (org). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

COUTINHO, Rejane Galvão. Questões sobre a formação de mediadores culturais. Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas–ANPAP. Anais do 18º. Encontro Nacional da ANPAP/Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Org. Maria Virgínia Gordilho Martins (Viga Gordilho), Maria Herminia Oliveira Hernández–Salvador: EDUFBA, p. 3737-3749, 2009.

DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo?. Revista Prisma. com, n. 4, 2010.

DE MOURA, Lídice Romano. Arte e Educação: uma experiência de formação de educadores mediadores. 2007.

FÁVERO, Osmar. Educação não-formal: contextos, percursos e sujeitos. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 614-617, 2007.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, p. 1-11, 2005.

GARCIA, Valéria Aroeira; ROTTA, Daltro Cardoso. Cartografias da Educação não-formal. Revista de Ciências da Educação, v. 13, p. 25, 2011.

Itaú Cultural. ARTE Contemporânea. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo354/arte-contemporanea>. Acesso em: 18 de Fev. 2019. Verbete da Enciclopédia.

LIMA, Anny Christina. Traços e passos: visitas ao Museu Lasar Segall. In: BARBOSA, Ana Mae;

COUTINHO, Rejane Galvão. (org). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo GH. Rio de Janeiro: Rocco. 1964.

MARTINS, Luciana Conrado (org) et al. Que público é esse? Formação de públicos de museus e centros culturais. São Paulo: Percebe, 2013.

NASCIMENTO, Amanda Carla Ganimo do; SALCEDO, Diego Andres. A música como mediação cultural e transformação social para crianças autistas. In: Salcedo, Diego Andres. (org). Mediação Cultural. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. 252 p.

Nascimento, Suely da Silva. A casa de Marlene. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências das Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Belém, 2018.

OLIVEIRA, Maria Juliana De Sá. Saberes e identidade profissional dos educadores de museus. 2015. 140f. Dissertação (mestrado em Artes Visuais) - Programa de PósGraduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco, 2015.

PERROTI, Edmir. Mediação Cultural: além dos procedimentos. IN: Mediação Cultural. (org) Salcedo, Diego Andres. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. 252 p.

SIGNATES, Luis. Estudos sobre o conceito da mediação. Novos Olhares, São Paulo, n. 02, p. 37-49, 1998.

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como Citar

Almeida, M. I., & Fletcher, J. (2020). Experiências com Arte/Educação na mediação cultural do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. SCIAS - Arte/Educação, 8(2), 48–64. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5208