CARTOGRAFIAS INSPIRADAS PELA ARTE

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7633

Palavras-chave:

Arte; Educação Infantil; Formação docente inicial; Residência Pedagógica em Educação Infantil.

Resumo

Este artigo aborda a arte na formação inicial docente no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio das experiências (des)construtivas e compartilhadas na Residência Pedagógica em Educação Infantil (RPEI). Apresenta a RPEI, destacando o importante papel da arte no curso desse estágio curricular. Traz reflexões sobre as possibilidades dos planejamentos educativos coletivos construírem novas cartografias[1] criadas pela arte. Busca, com isso, contribuir para a problematização dos fazeres construídos historicamente no magistério, na tentativa de desconstruir formatos seculares internalizados cristalizados no fazer docente por ações que visem outros saberes docentes baseados nos processos imaginativos, estéticos e poéticos, criativos e autorais das crianças.

 

Biografia do Autor

Dra. Betania Libanio Dantas de Araújo, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Artes Visuais pela Unesp. Licenciatura em Artes Plásticas pela Belas Artes. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Guarulhos). 

Dra. Erica Aparecida Garrutti, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela FE-USP. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. É líder do grupo de pesquisa Trabalho Pedagógico Bilíngue com Alunos Surdos (TraBiS).

Dra. Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Educação pela FEUSP, Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Guarulhos). Atua como líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade, na UNIFESP.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Libanio Dantas de Araujo, B., Aparecida Garrutti, Érica, & Finco, D. (2023). CARTOGRAFIAS INSPIRADAS PELA ARTE: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL . SCIAS - Arte Educação, 13(1), 77–96. https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7633