CARTOGRAFIAS INSPIRADAS PELA ARTE
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7633Palavras-chave:
Arte; Educação Infantil; Formação docente inicial; Residência Pedagógica em Educação Infantil.Resumo
Este artigo aborda a arte na formação inicial docente no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio das experiências (des)construtivas e compartilhadas na Residência Pedagógica em Educação Infantil (RPEI). Apresenta a RPEI, destacando o importante papel da arte no curso desse estágio curricular. Traz reflexões sobre as possibilidades dos planejamentos educativos coletivos construírem novas cartografias[1] criadas pela arte. Busca, com isso, contribuir para a problematização dos fazeres construídos historicamente no magistério, na tentativa de desconstruir formatos seculares internalizados cristalizados no fazer docente por ações que visem outros saberes docentes baseados nos processos imaginativos, estéticos e poéticos, criativos e autorais das crianças.
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