Arte e Educação
pensando a formação docente a partir de abordagens pedagógicas e concepções de arte
Keywords:
formação docente em arte, concepções de arte, tendências pedagógicasAbstract
Este artigo trata de considerações sobre o estudo teórico das tendências pedagógicas na pesrpectiva da pedagogia liberal tradicional, pedagogia liberal renovada, pedagogia liberal tecnicista e pedagogia progressista crítica social dos conteúdos (LIBANEO, 2006) e sobre as concepções de Arte como saber, expressão, linguagem e cultura (AGUIRRE, 2005) sendo ambas – tendências pedagógicas e concepções de Arte – alicerces para a formação do professor de Arte para a educação básica. Trata-se de um estudo teórico que aborda os análises de Barbosa e Coutinho (2011) com o intuito de refletir sobre a importância destes fundamentos para a formação docente de professores de arte que atuam ou venham a atuar na Educação Básica no contexto educacional brasileiro. Com estas reflexões espera-se fomentar conhecimentos que favoreçam o aprimoramento profissional destes professores de arte.
References
Considerações sobre o estudo teórico das tendências pedagógicas e concepções de arte que alicerçam a formação do professor de arte para atuação na educação básica, fomentando conhecimentos e atitudes que favoreçam o aprimoramento profissional. No contexto educacional brasileiro, destacam-se as abordagens liberal e progressista do trabalho pedagógico e as concepções de arte como Saber, expressão, linguagem e cultura (BARBOSA E COUTINHO, 2011).
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.