Arte e Educação

pensando a formação docente a partir de abordagens pedagógicas e concepções de arte

Autores/as

  • Cristiane Lopes da Costa Veloso Universidade do Estado de Minas Gerais - FAE / BH

Palabras clave:

formação docente em arte, concepções de arte, tendências pedagógicas

Resumen

Este artigo trata de considerações sobre o estudo teórico das tendências pedagógicas na pesrpectiva da pedagogia liberal tradicional, pedagogia liberal renovada, pedagogia liberal tecnicista e pedagogia progressista crítica social dos conteúdos (LIBANEO, 2006) e sobre as concepções de Arte como saber, expressão, linguagem e cultura (AGUIRRE, 2005) sendo ambas – tendências pedagógicas e concepções de Arte – alicerces para a formação do professor de Arte para a educação básica. Trata-se de um estudo teórico que aborda os análises de Barbosa e Coutinho (2011) com o intuito de refletir sobre a importância destes fundamentos para a formação docente de professores de arte que atuam ou venham a atuar na Educação Básica no contexto educacional brasileiro. Com estas reflexões espera-se fomentar conhecimentos que favoreçam o aprimoramento profissional destes professores de arte.

Citas

Considerações sobre o estudo teórico das tendências pedagógicas e concepções de arte que alicerçam a formação do professor de arte para atuação na educação básica, fomentando conhecimentos e atitudes que favoreçam o aprimoramento profissional. No contexto educacional brasileiro, destacam-se as abordagens liberal e progressista do trabalho pedagógico e as concepções de arte como Saber, expressão, linguagem e cultura (BARBOSA E COUTINHO, 2011).

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

Lopes da Costa Veloso, C. (2024). Arte e Educação: pensando a formação docente a partir de abordagens pedagógicas e concepções de arte. SCIAS - Arte Educação, 14(1), 41–60. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/8666