BERTOLT BRECHT E AUGUSTO BOAL Contribuição teatral para uma educação de resiliência.
Contribuição teatral para uma educação de resiliência.
Palavras-chave:
Arte; Educação; Resiliência.Resumo
O sujeito aluno pelo diálogo entre a Arte e a Educação constrói de maneira singular uma vivencia de resiliência com a sociedade, consegue criar possibilidades de fazer transformações no meio em que vive. O aluno ator quando vivencia o teatro, um dos eixos da arte, assume identidades diferentes da sua, por consequência adquire conhecimentos importantes sobe novas culturas, tem a chance de questioná-las, apresenta-las ao público e fazer conclusões abertas a novas percepções, o que fortifica seu link com o mundo. Neste artigo almejo de maneira sucinta apontar a importância da contribuição do Teatro Didático de Bertolt Brecht e do Teatro do Oprimido de Augusto Boal para uma educação de resiliência.
Referências
ARENA Conta Zumbi. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira.
São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento
/arena-conta-zumbi>. Acesso em: 11 de Mai. 2017.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido: e Outras Poéticas Políticas. São Paulo: Editora Cosac
Naify, 2013.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. 3ª Ed. São Paulo: Hucitec, 2011.
MÍDIA, COMPLEXIDADE E PODER. Bertold Brecht. Aquele que diz sim e aquele que
diz não. 1930. Disponível em: < https://mediaetpotere.wordpress.com/2015/06/08/aqueleque-diz-sim-aquele-que-diz-nao/. Acesso em: 25 de junho de 2017.
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do Ensino do Teatro. Campinas: Papirus,
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad. J. Guinsbug e Maria Lúcia Ribeiro. São Paulo:
Perspectiva, 1999.
PISCATOR, Erwin. Teatro Político. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
ROSENFELD, Anatol. Brecht e o Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.