Recursos tecnológicos como possibilidades para a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4690Palavras-chave:
recursos tecnológicos, educação, aprendizagem significativa.Resumo
O presente trabalho, a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre recursos tecnológicos e educação, pretende provocar a reflexão sobre o uso destas ferramentas como estratégias didáticas que proporcionem aprendizagens significativas aos educandos. Para esta discussão, autores como Freire, Sancho e Ausubel fomentam, junto às normas educacionais vigentes, os conceitos e as perspectivas de um ensino significativo e práticas pedagógicas promotoras de uma participação ativa do educando no processo de aprendizagem. O professor, mediador, e o aluno, protagonista, se envolvem na construção do conhecimento, ressignificando as práticas escolares. Nesse sentido, é sabido que a adoção de recursos tecnológicos, ainda hoje, é um grande desafio aos docentes que não estão preparados, cabendo reconhecer a necessidade de cursos de formação inicial e continuada para incentivar e conscientizar quanto ao uso de tecnologias para auxiliarem na melhoria da qualidade da educação.
Referências
AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução de Lígia Teopisto. Lisboa: Paralelo Editora, 2000.
BRASIL. Aprendizagem significativa: breve discussão acerca do conceito. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/191-aprendizagem-significativa-breve-discussao-acerca-do-conceito>. Acesso em 19 abr 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em 15 abr 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 15 abr 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em 16 abr 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 15 abr 2020.
DOT Digital Group. As gerações e suas formas de aprender. 2019. Disponível em: <http://conteudo.dotgroup.com.br/ebook-geracoes>. Acesso em: 05 out. 2019).
FARIA, E. T. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser professor. 4 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Ed. Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
GOMES, Andréia Patrícia et al. A Educação Médica entre mapas e âncoras: a aprendizagem significativa de David Ausubel, em busca da Arca Perdida. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 32, n° 1, Rio de Janeiro, jan-mar, 2008.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologia: O novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007.
KLAUSEN, Luciana dos Santos. Aprendizagem significativa: um desafio. XIII Congresso Nacional de Educação. Paraná, 2017.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2004.
PASTOR, Carmen Alba. Utilização didática de recursos tecnológicos como resposta à diversidade. In: SANCHO, Juana María (Org.). Por uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PEREIRA, Bernadete Terezinha. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica da escola. 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf>. Acesso em 16 abr 2020.
PRECIADO, Paul B. Testo Junkie: sexo, droga e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n1- edições, 2018.
SANCHO, Juana María. (Org.). A tecnologia: um modo de transformar o mundo carregado de ambivalência. Para uma tecnologia educacional. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SILVA, Marco Polo Oliveira da. Youtube, juventude e escola em conexão: a produção da aprendizagem ciborgue. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
SOLOMON, C. Entornos de aprendizagem com ordenadores. Barcelona: Paidós, M.E.C, 1987.
TEDESCO, Juan. Carlos. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Ática, 2001.
VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.