Recursos tecnológicos como possibilidades para a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4690Keywords:
recursos tecnológicos, educação, aprendizagem significativa.Abstract
O presente trabalho, a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre recursos tecnológicos e educação, pretende provocar a reflexão sobre o uso destas ferramentas como estratégias didáticas que proporcionem aprendizagens significativas aos educandos. Para esta discussão, autores como Freire, Sancho e Ausubel fomentam, junto às normas educacionais vigentes, os conceitos e as perspectivas de um ensino significativo e práticas pedagógicas promotoras de uma participação ativa do educando no processo de aprendizagem. O professor, mediador, e o aluno, protagonista, se envolvem na construção do conhecimento, ressignificando as práticas escolares. Nesse sentido, é sabido que a adoção de recursos tecnológicos, ainda hoje, é um grande desafio aos docentes que não estão preparados, cabendo reconhecer a necessidade de cursos de formação inicial e continuada para incentivar e conscientizar quanto ao uso de tecnologias para auxiliarem na melhoria da qualidade da educação.
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