Educação em tempo de pandemia: o ensino de língua materna utilizando mídias sociais e aplicativos de comunicação instantânea

teaching mother tongue using social media and instant communication applications

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.5759

Resumo

A missão da escola é oferecer uma educação que possibilite ao educando extrapolar os saberes formais estabelecidos nos currículos, transformando-se em um cidadão consciente, crítico e criativo pronto para viver em uma sociedade globalizada. Nesse sentido, durante o afastamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o grande desafio da escola e dos componentes curriculares têm sido motivar os alunos a continuarem seus estudos a distância. Assim, o presente texto discorre sobre duas propostas pedagógicas, implementadas pelo componente língua portuguesa com os alunos do ensino médio, em 2020, em uma escola da rede pública estadual do município de Belo Horizonte. Essas ações envolveram os/as estudantes em oficinas de produção de texto e fóruns de discussão, contribuindo para que eles/elas compreendessem as dimensões relacionadas às práticas de uso e reflexão da língua.

Biografia do Autor

Maria Alice de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação e Formação Humana na Universidade do Estado de Minas Gerais (2019). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), possui especialização em Educação, Mídias e Tecnologias pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007). Atualmente leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2014) e Pós-Doutorados em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2016 e 2018). Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como Professor Nível IV, Grau A, lecionando a disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, também, como Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana. Aprovado em primeiro lugar em concurso público para a Universidade do Estado de Minas Gerais - Edital SEPLAG / UEMG nº 08/2014, vaga nº 165 (UM1074): Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental (40 horas, sem dedicação exclusiva). Belo Horizonte - Unidade: Faculdade de Educação.

Downloads

Publicado

19/08/2021

Como Citar

Souza, M. A. de, & Barros, M. D. M. de . (2021). Educação em tempo de pandemia: o ensino de língua materna utilizando mídias sociais e aplicativos de comunicação instantânea: teaching mother tongue using social media and instant communication applications. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(1), 28–43. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.5759