Uma análise das Caixas de Leitura do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa em relação ao tema das questões étnico-raciais

Autores

  • KATIA CILENE DA COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6823

Palavras-chave:

Literatura;, Pnaic;, Educação para relações étnico - raciais.

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada A Temática da Cultura Africana e Afro- brasileira nas Caixas de Leitura do Pnaic: Contribuições Possíveis que foi desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba-MG, vinculada à linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais. O artigo evidencia o trabalho com obras literárias nas salas dos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta uma análise das obras literárias das Caixas de Leitura do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), fundamentada na metodologia qualitativa em perspectiva da pesquisa documental. Conclui-se que há uma presença tímida de obras que abordam temáticas étnico-raciais e a necessidade de atenção e aprofundamentos de políticas que visem à efetivação da legislação que promove a igualdade étnico-racial no país.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

DA COSTA, K. C. (2022). Uma análise das Caixas de Leitura do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa em relação ao tema das questões étnico-raciais . SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 4(1), 41–64. https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6823