Uma análise das Caixas de Leitura do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa em relação ao tema das questões étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6823Palabras clave:
Literatura;, Pnaic;, Educação para relações étnico - raciais.Resumen
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada A Temática da Cultura Africana e Afro- brasileira nas Caixas de Leitura do Pnaic: Contribuições Possíveis que foi desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba-MG, vinculada à linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais. O artigo evidencia o trabalho com obras literárias nas salas dos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta uma análise das obras literárias das Caixas de Leitura do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), fundamentada na metodologia qualitativa em perspectiva da pesquisa documental. Conclui-se que há uma presença tímida de obras que abordam temáticas étnico-raciais e a necessidade de atenção e aprofundamentos de políticas que visem à efetivação da legislação que promove a igualdade étnico-racial no país.
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