PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO PLENO DAS CRIANÇAS A PARTIR DE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Educação Infantil, Criança, Vigotski

Resumo

Este estudo tem como função discutir os resultados de uma pesquisa bibliográfica que foi realizada na Universidade Federal do Piauí, no curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). O objetivo é problematizar as práticas pedagógicas da Educação Infantil que fazem a criança se desenvolver de forma integral utilizando as interações e brincadeiras. A pesquisa tem como base a Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI 2000, 2018). A pesquisa bibliográfica e do tipo Estado do Conhecimento, e o procedimento analítico é a Análise Textual Discursiva. Como resultados, caracterizamos a prática pedagógica da Educação Infantil em duas abordagens: práticas que não valorizam o brincar como forma de interação da criança com o mundo, e assim, as ações realizadas fragilizam as interações e brincadeiras, seja por visar trabalhar conteúdos mais direcionados ao processo de escolarização, seja por limitar o lugar das brincadeiras na escola; práticas que valorizam o lugar do brincar no processo de desenvolvimento da criança, e assim, são planejadas ações que visam o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, práticas que os adultos agem como par mais experimente e buscam criar situações sociais de desenvolvimento, mas essas práticas necessitam de conhecimento aprofundado sobre o processo de desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Maria de Nazareth Fernandes Martins, Universidade Federal do Piauí

Professora Adjunto II do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação Formação Humana- NEPSH e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Educação da Criança - NEPEC. Coordenadora do Projeto de extensão Observatório do Brincar. Estuda e pesquisa sobre Educação Infantil, atividade de brincar da criança, desenvolvimento infantil, literatura infantil, formação de professores. Base teórico-metodologica das pesquisas é a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica.

Samilly da Silva Soares, Universidade Federal do Piauí

Estudante de graduação em Licenciatura em Pedagogia (9º período), da Universidade Federal do Piauí. 

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Fernandes Martins, M. de N., & da Silva Soares, S. (2024). PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO PLENO DAS CRIANÇAS A PARTIR DE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(2), 131–165. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/7468