PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO PLENO DAS CRIANÇAS A PARTIR DE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS
Palavras-chave:
Prática pedagógica, Educação Infantil, Criança, VigotskiResumo
Este estudo tem como função discutir os resultados de uma pesquisa bibliográfica que foi realizada na Universidade Federal do Piauí, no curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). O objetivo é problematizar as práticas pedagógicas da Educação Infantil que fazem a criança se desenvolver de forma integral utilizando as interações e brincadeiras. A pesquisa tem como base a Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI 2000, 2018). A pesquisa bibliográfica e do tipo Estado do Conhecimento, e o procedimento analítico é a Análise Textual Discursiva. Como resultados, caracterizamos a prática pedagógica da Educação Infantil em duas abordagens: práticas que não valorizam o brincar como forma de interação da criança com o mundo, e assim, as ações realizadas fragilizam as interações e brincadeiras, seja por visar trabalhar conteúdos mais direcionados ao processo de escolarização, seja por limitar o lugar das brincadeiras na escola; práticas que valorizam o lugar do brincar no processo de desenvolvimento da criança, e assim, são planejadas ações que visam o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, práticas que os adultos agem como par mais experimente e buscam criar situações sociais de desenvolvimento, mas essas práticas necessitam de conhecimento aprofundado sobre o processo de desenvolvimento infantil.
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