ANÁLISE DO TEXTO ADAPTADO EM UM MATERIAL DE ENSINO DE INGLÊS GERAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

  • Fernanda Beatriz Caricari de Morais AFA

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional; Ensino de Língua Estrangeira; Material Didático.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise comparativa de um texto adaptado, contido em um material didático para ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira, e de seu original, publicado em um jornal de ampla circulação mundial. A análise conta com o suporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que tem uma visão de língua como um sistema de escolhas que são condicionadas pelo contexto. Além de ser base linguística, a LSF possibilita a análise de padrões linguísticos da língua, possibilitando contrastar as escolhas linguísticas feitas nos dois textos. No que se refere à leitura, compartilha-se da visão da compreensão escrita como uma prática emancipadora, responsável pela formação de leitores críticos e autônomos. As reflexões emergentes da análise mostram que as diferenças são possivelmente feitas para alimentar o conhecimento prévio do leitor, tendo em vista que a versão original foi publicada no país do fato descrito no texto e, portanto, seus leitores já possuíam informações prévias a respeito. Há, também, uma sutil diferença nas escolhas dos tipos de processos, em termos da LSF, sendo mais descritivo e estativo na versão adaptada.

Referências

CLARKE, M. A.; SILBERSTEIN, S. V. Toward a realization of psycholinguistic principles in the ESL reading class. Language Learning, v. 27, n. 1, p. 135-54, 1977.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Euroupeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Tradução de Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdial Soares. Portugal: Edições Asa. 2001.

HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985.

___________________; MATTHIESSEN, C. M.I.M. An introduction to Functional Grammar. 3. ed. Londres: Edward Arnold,2004.

HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan. English for specific purposes: a learning-centred approach. New York: Cambridge University Press, 1987.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8. ed. Campinas: Pontes, 2002.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas-RS: Educat, 2016.

MOITA LOPES, L.P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 1996.

NUNAN, David. Collaborative language learning and teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

SMITH, Frank. Psycholinguistics and reading. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1973.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Caricari de Morais, F. B. (2024). ANÁLISE DO TEXTO ADAPTADO EM UM MATERIAL DE ENSINO DE INGLÊS GERAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(2), 93–114. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/7928