A RECEPTIVIDADE DO POEMA TO HELEN, DE EDGAR ALLAN POE:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Literaturas de Língua Inglesa, Estética da RecepçãoResumo
O objetivo do presente artigo é desenvolver uma reflexão sobre o ensino de Literaturas de Língua Inglesa, com base na leitura de diferentes autores, como Araújo, Figueiredo e Lago (2020, 2023), Araújo, Tiraboschi e Figueiredo (2022), Bandeira de Melo Jr. (2019) e Tolentino (1999), entre outros que discutem o ensino dessa disciplina nos cursos de Letras. O artigo também apresenta aspectos receptivos do texto To Helen, de Edgar Allan Poe, à luz da Estética da Recepção aplicada ao ensino de literaturas. Para isso, participaram da pesquisa cinco estudantes do curso de Letras Português/Inglês. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram gerados durante o mês de outubro de 2022, em uma unidade universitária da Universidade Estadual de Goiás (UEG) do interior goiano. Com essa pesquisa, foi possível entender um pouco da realidade de ensino de Literaturas de Língua Inglesa, bem como observar os efeitos do uso da Estética da Recepção aplicada ao ensino da disciplina. Dessa forma, com base nas entrevistas com os acadêmicos e com o professor, concluímos que o uso da citada teoria deixou os alunos mais motivados para estudar os textos da literatura inglesa indicados no plano de curso do professor.
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