A RECEPTIVIDADE DO POEMA TO HELEN, DE EDGAR ALLAN POE:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA

Autores/as

Palabras clave:

Ensino, Aprendizagem, Literaturas de Língua Inglesa, Estética da Recepção

Resumen

O objetivo do presente artigo é desenvolver uma reflexão sobre o ensino de Literaturas de Língua Inglesa, com base na leitura de diferentes autores, como Araújo, Figueiredo e Lago (2020, 2023), Araújo, Tiraboschi e Figueiredo (2022), Bandeira de Melo Jr. (2019) e Tolentino (1999), entre outros que discutem o ensino dessa disciplina nos cursos de Letras. O artigo também apresenta aspectos receptivos do texto To Helen, de Edgar Allan Poe, à luz da Estética da Recepção aplicada ao ensino de literaturas. Para isso, participaram da pesquisa cinco estudantes do curso de Letras Português/Inglês. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram gerados durante o mês de outubro de 2022, em uma unidade universitária da Universidade Estadual de Goiás (UEG) do interior goiano. Com essa pesquisa, foi possível entender um pouco da realidade de ensino de Literaturas de Língua Inglesa, bem como observar os efeitos do uso da Estética da Recepção aplicada ao ensino da disciplina. Dessa forma, com base nas entrevistas com os acadêmicos e com o professor, concluímos que o uso da citada teoria deixou os alunos mais motivados para estudar os textos da literatura inglesa indicados no plano de curso do professor.

 

Biografía del autor/a

Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa - Ensino e Aprendizagem de Línguas (LP6), pesquisando o Ensino e Aprendizagem de Literaturas de Língua Inglesa, na perspectiva da Teoria Sociocultural de Vygotsky, possui mestrado pela Pontifica Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), realizado em (2011), na Linha de pesquisa de Teoria Literária aplicada à Estética do Romance. Em 2002, concluiu a pós-graduação Lato Sensu em Língua Inglesa, aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Língua e Literaturas de Língua Inglesa pela Pontifica Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Em 2003 concluiu a pós-graduação em Literatura Brasileira, aplicada à receptividade do livro literário, pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Possui graduação em Letras Português/Inglês, pela Pontifica Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), realizada em (2000), foi coordenador de Extensão da Universidade Estadual de Goiás de 2010 à 2017, ministrou as disciplinas de Teoria Literária, Literaturas de Língua Inglesa, Língua Inglesa e demais disciplinas do curso. Atualmente é professor efetivo (RTI-40) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), exercendo a função de Coordenador Setorial do curso de Letras, ministra as disciplinas de Orientação e Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. É Professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado de Goiás (SEDUC), lotado no Colégio Estadual Alfredo Nasser (CEAN). Nos últimos anos as pesquisas têm verticalizado para as áreas de Linguística Aplicada e Ensino de Literaturas, com foco no gênero conto.

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Publicado

2024-04-01

Cómo citar

Rosa de Araújo, E. (2024). A RECEPTIVIDADE DO POEMA TO HELEN, DE EDGAR ALLAN POE: : DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 5(2), 7–31. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/8020