O MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTER
Uma possibilidade para a aprendizagem da língua inglesa através da gameficação
Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa, aprendizagem de segunda língua, Gameficação, Filtro AfetivoResumo
Tendo em vista a importância da língua inglesa no mundo globalizado, realizou-se esta pesquisa a fim de desenvolver novas abordagens para o ensino desse idioma. Objetivou-se mostrar como é possível facilitar o ensino da Língua Inglesa como segunda língua nas escolas por meio do processo de gamificação, no qual foi desenvolvido um jogo com a temática do livro Harry Potter and the Sorcerer’s Stone. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, discutiu-se sobre os desafios do processo de aquisição de segunda língua e possíveis caminhos para facilitá-lo, bem como alguns métodos e abordagens utilizados por professores, e a perspectiva dos discentes de uma escola pública sobre a proposta pedagógica. Através de uma revisão bibliográfica, abordou-se os conceitos de Huizinga (2007) e Oliveira (2015) a respeito de jogos e sua ampla possibilidade para a prática docente. Além disso, discorre-se sobre as hipóteses do input compreensível e Filtro Afetivo de Stephen Krashen (1981; 1982) e de Gardner et al. (1972; 1976; 1985) a respeito da aprendizagem facilitada pela motivação. A pesquisa foi conduzida sob os métodos qualitativo e quantitativo por meio de aplicação de uma sequência didática com alunos do primeiro ano do Ensino Médio e por questionários a fim de verificar a eficácia da motivação do estudante durante o aprendizado da língua inglesa. Os dados coletados apontam para a necessidade de implementar novas abordagens, constatando a eficácia de manter os estudantes motivados para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
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