Socio-environmental conflicts in the Territory of the Extreme South of Bahia and the Egídio Brunetto Popular School of Agroecology and Agroforestry: popular struggle and liberating pedagogical strategies in the construction of agroecology.

Authors

  • Felipe Silva EPAAEB
  • Fábio Marchetti Universidade de São Paulo/USP https://orcid.org/0000-0002-8019-3871
  • Meriely Jesus EPAAEB/Prado/BA
  • Dionara Ribeiro EPAAEB/Prado/BA
  • Valdete Santos EPAAEB/Prado/BA

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i2.7181

Keywords:

Agroecology; territory, popular education.

Abstract

The popular struggle and liberating pedagogical strategic chapter of the Escola Popular Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB) seeks an analysis of the socio-environmental conflicts in the Extreme South of Bahia, and how the Landless Rural Workers Movement (MST), laid the foundations for the configuration of a massive movement for the construction of agroecology.  The chapter rescues some of the educational actions developed by EPAAEB, which resulted in several activities to reverse the current situation of destruction of the Atlantic Forest biome, seeking to break the historical and persistent dichotomy between social development and environmental preservation. We identified the potential of pedagogical tools whose results point to new possibilities for popular construction of agroecology and for elaboration of parameters to formulate public policies in the field of sustainable rural development.

Author Biographies

Fábio Marchetti, Universidade de São Paulo/USP

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (2009) e Mestre em Biologia Vegetal (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP campus Rio Claro). Doutor em Ecologia Aplicada (2018) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) nos programas de iniciação científica (2008-2009), mestrado (2010-2012), doutorado (2014-2018) e da Bolsa de Estágio em Pesquisa no Exterior (BEPE, 2017), com período de estudos e pesquisas no Museu Nacional de História Natural, em Paris, França. Desde 2019, atua como pesquisador de pós-doutorado na ESALQ/USP, com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES), onde é pesquisador colaborador do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA), do Grupo de Gestão do Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA), do Grupo de Pesquisas em Agriculturas Emergentes e Alternativas (AGREMAL) e coordenador do Grupo de Extensão Universitária Territorialidade Rural e Reforma Agrária (TERRA). Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Agroecologia, Ecologia Humana e Etnobotânica, com ênfase em sistemas agrícolas tradicionais; agricultura familiar, manejo e conservação de recursos naturais, sistemas agroflorestais e agrobiodiversidade.

Meriely Jesus, EPAAEB/Prado/BA

Especialista em agroecologia e educação do campo pela UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) campus Paulo Freire - Teixeira de Freitas/BA, graduação em Engenharia Florestal pela Faculdade Pitágoras campus Teixeira de Freitas - BA (2016) e possui formação técnica em agropecuária pela Escola Família Agrícola de Vinhático (2010). Atuou como técnica extensionista desenvolvendo formações continuadas em agroecologia e educação popular, no Projeto Assentamentos Agroecológicos (MST/ESALQ - USP) e Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto no extremo sul da Bahia - Prado. Atua pela Escola Popular Egídio Brunetto no setor pedagógico e como educadora popular, realizando formações para a transição agroecológica com famílias assentadas, construindo arranjos biodiversos. Outra atuação é a coordenação pedagógica do curso técnico subsequente em agroecologia, ministrando disciplinas, realizando orientação e supervisão de estágio supervisionado.

Dionara Ribeiro, EPAAEB/Prado/BA

Possui graduação em Educação do Campo pela Universidade de Brasília (2011), é especialista em Trabalho Educação e Movimentos Sociais pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim venâncio EPSJV (2015) É mestranda em Educação do Campo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possui experiencia em trabalho com jovens do meio rural e Escolas do Campo. Desenvolve trabalhos voltados a educação popular e transição agroecológica em assentamentos rurais. Atua na área de formação de professores e na elaboração de materiais didáticos com a temática da agroecologia na educação do campo.

Valdete Santos, EPAAEB/Prado/BA

Especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - RESIDÊNCIA AGRÁRIA (UNICAMP- FEAGRI). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em agricultura familiar. É educadora do curso Técnico em Agroecologia na modalidade da pedagogia da Alternância no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul da Bahia. Atua junto ao movimento social dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos projetos Educativos e Agroecológicos da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto desde 2013. É presidente da COOPTAP (Cooperativa de Trabalho Agroecológico Popular) fundada em 2019.

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Published

2023-02-27

How to Cite

Silva, F., Marchetti, F., Jesus, M., Ribeiro, D., & Santos, V. (2023). Socio-environmental conflicts in the Territory of the Extreme South of Bahia and the Egídio Brunetto Popular School of Agroecology and Agroforestry: popular struggle and liberating pedagogical strategies in the construction of agroecology. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 4(2), 71–93. https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i2.7181