INTEGRAÇÃO ENTRE OS CANAIS DE VENDAS ON-LINE OFF-LINE
UM ESTUDO ETNOGRÁFICO E NETNOGRÁFICO DO VAREJO CALÇADISTA DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i2.6547Palabras clave:
Integração de Canais, Varejo Multicanal, Omnichannel, Mix de MarketingResumen
A conectividade agregou poder aos consumidores e um dos resultados é a não linearidade do caminho da compra. Esse cenário demonstra que a convergência entre o marketing digital e o tradicional será fator crucial para o sucesso das empresas. O objetivo deste trabalho é identificar o varejista de calçados localizado na área central de Novo Hamburgo que possui maior integração entre seus canais de vendas on-line e off-line e, listar as ações de mix de marketing realizadas. A metodologia contempla abordagem qualitativa, descritiva, coleta de dados com observação etnográfica no varejo de calçados na cidade de Novo Hamburgo/RS e observação netnográfica nas redes sociais do varejista. É possível perceber que, embora essas tecnologias não sejam novas, muitos varejistas da cidade estão ainda se adaptando aos desafios da integração de canais. Destaca-se que as empresas deveriam ampliar e integrar seus canais de vendas para encantar os clientes.
Citas
AMA. What is Digital Marketing? 2017. Disponível em: <https://www.ama.org/pages/what-is-digital-marketing/>. Acesso em: 13 ago. 2021.
ABICALÇADOS. Relatório setorial: Indústria de calçados do Brasil 2021. Associação Brasileira das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo. Disponível em: <http://abicalcados.com.br/publicacoes/relatorio-setorial>. Acesso em: 06 set. 2021.
BAJDE, D.; RUIZ, C. D. Value and price. In: VISCONTI, L. M.; PEÑALOZA, L.; TOULOUSE, N. Marketing Management: A Cultural Perspective. London: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203710807-24
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BECK, N.; RYGL, D. Categorization of multiple channel retailing in Multi-Cross, and Omnichannel Retailing for retailers and retailing. Journal of Retailing and Consumer Services, 27, 170–178, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2015.08.001>. Acesso em: 06 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2015.08.001
BICALHO, P. N. S. O papel da loja física na estratégia omnichannel do varejo no Brasil. 83 pgs. Dissertação (Programa de Mestrado de Profissional em Administração. Linha de pesquisa: Estratégia Competitiva). Insper, São Paulo, 2020.
BOTELHO, D.; GUISSONI, L. Experiência e engajamento do cliente. Revista de Administração de Empresas, v. 60, n. 1, pp. 3-6, Mar. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-759020200102>. Acesso em: 16 Ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020200102
CARVALHO, J.; CAMPOMAR, M. Multichannel at retail and omni-channel: challenges for marketing and logistics. Business and Management Review, v. 4, n. 3, p. 103-113, 2014.
CARVALHO, J., & TOLEDO, G. Novo Constructo de Gerenciamento da Experiência Ampliada do Cliente: Integração dos Ambientes Off-Line e On-Line. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 13(2), 203-229, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i2.474>. Acesso em: 16 Out. 2021. DOI: https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i2.474
COLLIN-LACHAUD, I.; ODOU, P. Sales promotion: From a company resource to a customer resource. In: VISCONTI, L. M.; PEÑALOZA, L.; TOULOUSE, N. Marketing Management: A Cultural Perspective. London: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203710807-28
DELOITTE. Tecnologia e pessoas aliadas na constante evolução do varejo – Capital humano, canais e conteúdo no centro da estratégia digital. Pesquisa 2020. Disponível em <https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/consumer-business/articles/pesquisa-varejo.html>. Acesso em: 25 jul. 2021.
DIAS, S. W. O desafio do varejo multicanal: comportamento free-riding do consumidor. Tese (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed., Atlas, 2008.
GREWAL, D., et al. Roles of retailer tactics and customer-specific factors in shopper marketing: substantive, methodological, and conceptual issues. J. Bus. Res. 69, 1009–1013, 2016. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.08.012
HUTTON, N. Cross Channel Marketing. Let Me Explain: Multichannel vs. Cross-Channel vs. Omnichannel Marketing. March 2019. Disponível em: <https://blogs.oracle.com/marketingcloud/post/let-me-explain-multichannel-vs-cross-channel-vs-omnichannel-marketing>. Acesso em: 01 set 2021.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KOTLER, P.; KELLER K. L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas. 2017.
MALHOTRA, N.; EBSTER, C.; GARAUS, M. Design de loja e merchandising visual. São Paulo: Saraiva, 2013.
MATTAR, F. N. Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MORAIS, A. S. A.; et al. 'Omnichannel' como Estratégia de Inovação no Varejo de Moda Jovem no Brasil. Revista Brasileira de Marketing, v. 18, n. 2, p. 264-291, 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3739
MORAIS, A. S. A.; et al. Evidenciação da produção científica sobre o tema omnichannel: análise bibliométrica até 2015. In: CLAV, 9. 2016. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/clav/clav2016/paper/viewPDFInterstitial/5716/1704>. Acesso em: 06 set 2021.
OURAHMOUNE, N. Product design and creativity. In: VISCONTI, L. M.; PEÑALOZA, L.; TOULOUSE, N. Marketing Management: A Cultural Perspective. London: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203710807-25
PORTO, R. B.; OKADA, S. I. Comportamento do consumidor em canais cruzados e seus benefícios: validação de escala para avaliar o desempenho do processo de compra. Revista Brasileira de Gestão de Negócios. v. 20, n. 03, pp. 443-460, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i3.3415>. Acesso em: 10 Set. 2021.
RIGBY, D. The future of shopping. Harvard Business Review. Massachusetts, v. 89, p. 65- 76, 2011. Disponível em: <https://hbr.org/2011/12/the-future-of-shopping>. Acesso em: 28 Ago. 2021.
ROSENBLOOM, B. Canais de Marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
SARQUIS, A. B.; et al. Análise da Produção Científica Internacional do Tema 'Omnichannel' no Varejo. Revista de Administração da Unimep, v. 17, n. 1, p. 65-88, 2019.
SERRENTINO, A. Varejo, transformação e m&a estratégico. Jun. 2021. Disponível em: <http://vareseretail.com.br/2021/06/15/varejo-transformacao-e-ma-estrategico>. Acesso em: 10 Set. 2021.
VERHOEF, P. C.; et al. Customer Experience Creation: Determinants, Dynamics and Management Strategies. Journal of Retailing, Elsevier, vol. 85(1), pages 31-41, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretai.2008.11.001
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Método. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001