A leitura literária: "a que será que se destina?"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.7004

Palabras clave:

Literatura, Leitura Literária, Crítica Literária, Literatura Comparada

Resumen

A partir do princípio de que a leitura e, especificamente, a leitura literária e a literatura são objetos de ensino, a problematização do que é que se ensina, tendo por escopo tais objetos, ocupa lugar de destaque nos debates os mais diversos. Estejam eles no campo dos estudos literários, nomeadamente a teoria da literatura e toda a gama de disciplinas que recebem o nome de literatura (crítica literária, literatura comparada, literatura clássica, brasileira, ocidental, marginal, periférica etc.), ou nas cadeiras de teor mais pedagógico (letramento literário, alfabetização e letramento, literatura infantojuvenil etc.), a leitura do texto literário ocupa-nos enquanto formadores de professores de língua e literatura. O que significa, em toda a gama de possibilidades de leitura, a leitura do texto literário?

Biografía del autor/a

Josué Borges de Araújo Godinho, UEMG - Carangola, MG

Professor de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura - UEMG - Carangola; Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UFMG); Mestre em Teoria da Literatura (UFMG)

Citas

Não há.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Godinho, J. B. de A., Paula Martins Corrêa Bovo, A., & Gontijo de Araújo Abreu, F. (2022). A leitura literária: "a que será que se destina?". SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 4(1), 5–9. https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.7004