DA BNCC AOS MEDIADORES CURRICULARES ESTADUAIS

DIDATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

Autores/as

  • RENATA CRISTINA ALVES POLIZELI SEDUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8941

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa, BNCC, Multiletramentos

Resumen

Este artigo objetiva refletir sobre como os mediadores curriculares têm, no âmbito do componente de Língua Portuguesa, tratado didático-metodologicamente a perspectiva dos multiletramentos (GRUPO NOVA LONDRES, 2021; CAZDEN et al, 2021), a partir da ancoragem que a BNCC oferece para a ampliação da compreensão das práticas e gêneros que podem ser inseridos no componente, tendo em vista a etapa dos anos finais do ensino fundamental. O alicerce metodológico está em Geraldi (2012) por meio do cotejo dos textos, sejam eles normativos, como a BNCC, teóricos, como a do Grupo Nova Londres (ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015; GRUPO NOVA LONDRES, 2021; CAZDEN et al, 2021), e didáticos, como o recorte de uma Situação de Aprendizagem, do caderno Currículo em Ação (SÃO PAULO, 2022), do sétimo ano, com vistas às construções valorativas dos multiletramentos na didatização das práticas contemporâneas de linguagem. Desse modo, espera-se que esse artigo possa contribuir com as reflexões não somente sobre a implementação da BNCC pelas redes de ensino, mas também sobre o modo como tem sido efetivado didaticamente a perspectiva dos multiletramentos.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. 5ª ed.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16.ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. Colab. Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. São Paulo: Hucitec, 2014 [1929].

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2020. 3a reimp.

BARBOSA; Jacqueline P.; ROJO, Roxane; Moura, Eduardo. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa – 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC, 1998. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 01 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base.

Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 maio 2024.

CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021

GERALDI, João Wanderley. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia Bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, p. 19- 39.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuro Sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101–145, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5578. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em: 12 out. 2023.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora Unicamp, 2020.

KRESS, Gunther. Design and Transformation: New Theories of Meaning. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (org.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2006 [2000]. p. 153-161.

LEMKE, Jay L. Letramentos metamidiáticos: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 1-26, jul./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v49n2/09.pdf. Acesso em: 30 maio 2024.

ROJO, Roxane; Moura, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos, e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2011.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019a. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07 _2019.pdf. Acesso em: 30 maio 2024.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo em Ação Língua Portuguesa Ensino Fundamental Anos Finais Caderno do Professor 2º semestre volume 2. São Paulo: SEDUC-SP, 2022. Disponível em https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/WEB_EF_AF_CP_LP_Completo.pdf. Acesso em 30 maio de 2024.

VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. (Ed.). The Routledge handbook of applied linguistics. New York: Routledge, 2011. p. 668-682.

Publicado

2024-11-04

Cómo citar

ALVES POLIZELI, R. C. (2024). DA BNCC AOS MEDIADORES CURRICULARES ESTADUAIS: DIDATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 6(1). https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8941