A MULTIMODALIDADE EM CAPAS DE OBRAS INFANTIS DO PNLD LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8982Palabras clave:
Multimodalidade, Obras infantis, PNLD literárioResumen
Responsável pelo acesso de escolas do Brasil inteiro a livros que irão constituir o acervo de cada instituição, o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) fomenta e viabiliza o acesso de estudantes de todo o território nacional a esses materiais e apresenta uma variedade no catálogo de autores e temáticas, com orientações que direcionam cada uma a determinada série ou nível de ensino. Considerando a quantidade expressiva de obras infantis destinadas, principalmente, ao Ensino Fundamental, é possível observar que muitos são os elementos multimodais mobilizados pelos autores e editoras na produção dos livros, de forma a atrair a atenção para o conteúdo. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar, com base na Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e Van Leeuwen (2006), e em autores que discorrem sobre Multimodalidade, como Gonçalves; Bezerra; Heberle (2019) e Silva et al (2022), como as capas de obras aprovadas pelo PNLD literário sinalizam para a narrativa e possíveis discussões que existam em seu interior. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa e descritiva em que serão selecionadas 5 obras aprovadas para distribuição pelo PNLD literário e serão investigados os aspectos multimodais constituintes em suas capas, produção artística que precede e introduz a leitura. Os resultados indicam uma confluência entre aspectos semióticos, como cores, fontes, tamanhos de letras e figuras, que contribuem para a imersão e conhecimento a respeito do que irá ser abordado no percurso leitor.
Citas
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo, 1997.
ADAM, J-M. A noção de texto. Tradução de Maria das Graças Soares Rodrigues; João Gomes da Silva Neto; Luis Passeggi. Revisão técnica da tradução: João Gomes da Silva Neto. Natal: UFRN, 2022.
BURLAMAQUE, F.; MARTINS, K.C.C.; ARAUJO, M. S. A leitura do livro de imagem na formação do leitor. In: SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campina, SP: Mercado de Letras, 2011.
CANTINI, B. Mortina: Uma história que vai fazer você morrer… de rir. 1. ed. São Paulo: Claro Enigma, 2021.
COLOMER, T. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007.
GOMES, A. C. Procura-se o curupira. 1 ed. Belo Horizonte: Fimac, 2021.
KRESS, G; VON LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 2nd. ed. London: Routledge, 2006.
LIMA, F. R. S. S; CUNHA, A. F.; MENDONÇA, M. S. V. A construção dos significados no espaço visual das charges: uma análise à luz da metafunção interativa da Gramática do design visual. In: Silva, M. B.; BARBOSA, J. R. A.; MEDEIROS, L. H.; LIMA-NETO, V. Multimodalidade em discursos contemporâneos. Mossoró: Queima-Bucha, 2022. cap. 12. p. 433-459.
MAMEDE, Inês. Literatura infantil na escola: necessária e possível. In: LINS, S. D.; CRUZ, S. H. V. Linguagem, Literatura e Escola. Fortaleza: Editora UFC, 2006.
MINDLIN, B. Olívia e os indígenas. São Paulo: Joaquim, 2023.
NASCIMENTO, R. G.; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Revista Linguagem & Ensino, v. 14, n. 2, p. 529-552, 13 mar. 2019.
PINTO, M. G. S.; BARBOSA, J. R. A. Uma análise multimodal de e-mails promocionais: a tentação consumista dos cupons e cashback na palma da mão. In: Silva, M. B.; BARBOSA, J. R. A.; MEDEIROS, L. H.; LIMA-NETO, V. Multimodalidade em discursos contemporâneos. Mossoró: Queima-Bucha, 2022. cap. 1. p. 35-67.
RINGTVED, G.; PARDI, C. Pode chorar, coração, mas fique inteiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Fontanar, 2021.
SILVA, A. M. Análise multimodal: um estudo de cartazes de combate ao tabagismo produzidos pelo instituto nacional de combate ao câncer-inca. In: Silva, M. B.; BARBOSA, J. R. A.; MEDEIROS, L. H.; LIMA-NETO, V. Multimodalidade em discursos contemporâneos. Mossoró: Queima-Bucha, 2022. cap. 2. p. 69-99.
SANTOS, Fábio Cardoso; MORAES, Fabiano. Alfabetizar letrando com a literatura infantil. São Paulo: Cortez, 2013.
SOUZA, L.D.; SILVA,M.B. Análise multimodal de propagandas de produtos capilares para cabelos femininos: dos lisos ao processo de transição para o afro. .In: Silva, M. B.; BARBOSA, J. R. A.; MEDEIROS, L. H.; LIMA-NETO, V. Multimodalidade em discursos contemporâneos. Mossoró: Queima-Bucha, 2022. cap. 23 p. 103-139.
SILVA, M. M. P. da. Material didático impresso de curso de licenciatura a distância: um olhar para os recursos multimodais. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) -Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
TEODORO, J. P. P; OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. T. L. A metafunção representacional em charges que abordam a figura do jovem negro: uma análise multissemiótica segundo a Gramática do design visual. In: Silva, M. B.; BARBOSA, J. R. A.; MEDEIROS, L. H.; LIMA-NETO, V. Multimodalidade em discursos contemporâneos. Mossoró: Queima-Bucha, 2022. cap. 13. p. 461-489.
YOUSAFZAI, M. Malala e o lápis mágico. 2. ed. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2021.